São Paulo – As empresas brasileiras que participam da Project Lebanon, feira do setor de construção que acontece em Beirute, no Líbano, desde terça-feira (31), já celebram os bons resultados do evento. De acordo com informações do embaixador do Brasil no país árabe, Paulo Fontoura, "a avaliação dos expositores sobre a feira é de que ela está superando as expectativas". A mostra segue até a próxima sexta-feira (3).
Segundo o embaixador, as empresas têm feitos bons contatos e houve até quem já fechasse negócios. "As empresas também estão marcando reuniões fora da feira", conta. Em conversa com a reportagem da ANBA, Najib Wardini, assistente técnico do setor de promoção comercial da embaixada brasileira, revelou que a companhia Dacaza, que comercializa granitos, fechou um contrato para a venda de três contêineres com um importador que visitou seu estande.
A embaixada está presente no estande do Brasil no evento, junto à Câmara de Comércio Árabe Brasileira e às empresas Monfiled, Saniram, Dacaza, KRJ, Astra, MHB e Portobello. De acordo com Wardini, a feira também mostra boas perspectivas para as empresas KRJ, de conectores elétricos, com quatro importadores interessados em seus produtos, e para a Monfiled, de engenharia, com cinco empresas interessadas em um de seus projetos, que transforma lixo em energia.
"A feira está ótima. Tivemos várias visitas", destacou Mustapha Abdouni, diretor da Câmara Árabe, que está em Beirute. "Os empresários estão satisfeitos com o número de visitas e contatos", completou. Entre os visitantes que passaram pelo estande brasileiro no primeiro dia do evento estiveram também o ministro da Economia do Líbano, Mohammad Safadi, e Willlian Habib, secretário geral do ministério das Relações Exteriores do país árabe.
Fernanda Rezaqui, trader da empresa Astra, que vende produtos como assentos sanitários, banheiras, cubas, além de peças para jardinagens, entre outros materiais, afirma que a feira está rendendo vários contatos. "O Líbano é um mercado novo e estamos conhecendo uma nova perspectiva deste mercado", diz. Entre os países árabes para os quais a Astra já exporta estão Emirados Árabes Unidos, Argélia e Líbia. Fernanda ficou de ir visitar os pontos de venda de dois importadores que se interessaram pelos produtos da Astra.

