São Paulo – Estudantes de cinco universidades brasileiras participam na próxima quarta-feira (20) da final do concurso mundial de programação ACM-ICPC, promovido pela Association for Computing Machinery (ACM), que acontece em Marrakech, no Marrocos. ICPC quer dizer International Collegiate Programming Contest.
A final será disputada por 128 times, com três estudantes cada, de universidades de todo o mundo. De acordo com informações da organização do evento, o Brasil será representado por grupos da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Minas Gerais.
É a primeira vez que a ACM, que tem sede nos Estados Unidos, promove seu concurso no continente africano. Na competição, os grupos têm que resolver problemas reais de programação em um período de cinco horas. Os times que chegaram à final foram selecionados entre mais de 38 mil inscritos, de 2,5 mil universidades em 101 países. Entre as nações árabes, há grupos de universidades do Marrocos, Egito e Síria.
“Em 1970, o ACM-ICPC começou como uma competição entre as universidades do Texas e se transformou em um fenômeno mundial nas últimas quatro décadas”, destacou Bill Poucher, diretor-executivo do ICPC, em comunicado.
“Este ano ilustra ainda mais a natureza global do concurso com a primeira final mundial na África. Estamos entusiasmados em abrir as portas da oportunidade para estes jovens estudantes talentosos enquanto eles colocam sua criatividade e conhecimento técnico em teste para tratar de desafios mundiais em um ambiente competitivo”, ressaltou.
Com mais de cem mil membros, a ACM é a maior associação ligada à área de computação no mundo. A entidade reúne educadores, pesquisadores, profissionais e estudantes do setor.


