São Paulo – O Carlezzo Advogados Associados, escritório de advocacia de São Paulo, inaugurou sua primeira unidade internacional, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Aberto em novembro, o escritório no país árabe presta assessoria esportiva com foco em negócios entre clubes de futebol do Golfo e da América do Sul.
Fundado em 2004, o Carlezzo trabalha com assessoria jurídica especializada na área do Direito Desportivo. “Nosso escritório tem uma atuação internacional bastante larga”, afirma Eduardo Carlezzo, sócio do escritório.
“A estratégia é crescer cada vez mais no ambiente internacional. Os clubes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos têm contratado muitos jogadores brasileiros e os investimentos têm crescido bastante”, diz o advogado sobre os motivos para a abertura do escritório no país árabe.
Nos Emirados, o Carlezzo Advogados atua em regime de colaboração com o Saleh Alobeidli Advocates & Legal Consultants, primeiro escritório a se focar exclusivamente em direito desportivo no Oriente Médio.
Entre os serviços que o escritório brasileiro oferece em Dubai está a assessoria para transferência de atletas brasileiros que vão jogar na região; assessoria para clubes locais em transferências internacionais e disputas na Fifa e a assessoria para empresas brasileiras que queiram fazer negócios relacionados à Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar; entre outros negócios envolvendo clubes do Oriente Médio e da América do Sul.
“O Catar hoje é um país em obras e isso significa oportunidades, especialmente para empresas de construção. Há demandas de construção civil, engenharia e arquitetura”, ressalta Carlezzo.
O advogado também destaca a alta procura por jogadores e treinadores brasileiros e aponta para uma mudança no perfil dos profissionais procurados. “A demanda vem mudando ao longo do tempo. Até poucos anos atrás, eram jogadores em fim de carreira. Ao longo do tempo, eles viram que é preciso ter atletas mais jovens. Hoje, os atletas que vão para lá ainda são atletas maduros, mas não mais em final de carreira, são aqueles que ainda vão jogar em alto nível”, diz Carlezzo.
Segundo o sócio da Carlezzo Advogados, a Arábia Saudita é o país do Golfo que tem o campeonato de futebol mais forte. Emirados e Catar, por sua vez, também vêm investindo em suas equipes.
“Para você ter uma ideia, em 2013, Arábia saudita, Catar e Emirados gastaram US$ 133 milhões em transferências internacionais. E esse valor se refere somente ao que foi gasto em pagamento aos clubes [que venderam os atletas], não inclui os salários pagos aos jogadores”, aponta.
O escritório
O Carlezzo Advogados Associados presta assessoria a clubes de países como Japão, Portugal, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Colômbia. No total, o escritório atende a mais de 120 clubes no Brasil e no exterior.
Entre os clientes do escritório estão clubes nacionais como Botafogo, Coritiba, Figueirense, Sport e Bahia, os chilenos Colo-Colo e Universidad Catolica, e os uruguaios Nacional e Defensor.
Contato
Carlezzo Advogados Associados
Al. Lorena, 800, 18º andar – Jardins
Tel.:+55 11 3885-6091
São Paulo/SP – Brasil
Site: www.carlezzo.com.br
E-mail: contato@carlezzo.com.br


