São Paulo – A construtora curitibana Braengel, que faz parte da holding Alicerce Business Solution, será responsável pelo projeto da construção de um complexo com hospital e hotel cinco estrelas na cidade de Riad, capital da Arábia Saudita. A obra ocupará uma área de 76 mil metros quadrados, e incluirá ainda um spa de luxo, academia, shopping center e diversos restaurantes. O foco do projeto é oferecer serviços de medicina estética às mulheres do Oriente Médio.
A parceria foi formada a convite do príncipe Abdulaziz Bin Mishaal Al Saud, que é presidente da AlShoula Holding Group, companhia que atua nas áreas de construção, financeira e aviação, entre outras. “Eles querem construir em Riad um hospital dedicado às cirurgias reconstrutivas, obesidade e diabetes”, conta Marinho Uhlmann, presidente e CEO da Alicerce. Segundo ele, o príncipe afirmou querer que o hospital seja um “ícone” no Oriente Médio, atraindo mulheres de outros países da região à Arábia Saudita.
A construção do complexo deve ser iniciada em outubro deste ano, e a previsão é de que as obras sejam concluídas em dois anos. O investimento será de US$ 500 milhões, sendo que 60% virão de empresários da Arábia Saudita e do Catar, e 40% de companhias brasileiras. Uhlmann diz não poder revelar os nomes das empresas nacionais, mas afirma que se tratam de “um grupo da área de saúde e um grupo da área de construção”. O acordo para a realização do projeto foi assinado no mês passado.
Com foco no tratamento estético das mulheres, o complexo trará ainda boas oportunidades de trabalho para a mão-de-obra feminina do país e também para as brasileiras. “Eles querem dar apoio para que as mulheres da área de saúde trabalhem no hospital”, destaca Uhlmann. No total, o complexo deverá empregar cerca de 7,5 mil pessoas.
No spa, por exemplo, todo o quadro de trabalho será formado apenas por mulheres. O local será administrado por uma empresa brasileira, que ainda será escolhida pelos sauditas. De acordo com Uhlmann, três empresas administradoras de spa de luxo no Brasil estão sendo considerados para comandar o empreendimento árabe. “Será o spa mais luxuoso do Oriente Médio”, ressalta o empresário.
Somente o hospital ocupará uma área de 42 mil metros quadrados, já o hotel será construído em 19 mil metros quadrados. O restante da área será ocupada pelos demais serviços do complexo. “Este projeto pode ser ampliado, e talvez até duplicado. Não a área do hospital, mas a do shopping”, diz Ulhmann, explicando que o projeto ainda não está finalizado.
A Braengel fará todo o projeto arquitetônico do complexo, já a construção ficará a cargo dos sauditas. Na parte médica e de serviços, brasileiros e sauditas atuarão juntos. A cirurgiã-plástica Luciana Santos será a médica responsável pela equipe brasileira. Os médicos árabes serão coordenados pelo cirurgião jordaniano Yousef Al Ramahi.
Haverá cerca de cinco equipes médicas brasileiras que se alternarão no trabalho no hospital a cada três meses. Serão 15 cirurgiões, na maioria mulheres, que atuarão com suas equipes e que irão morar no hotel do complexo durante sua estadia na Arábia Saudita. O hotel também hospedará as clientes do spa, além de turistas comuns.
Banco Saudita-Brasileiro
Outra parceria entre a Alicerce e empresários sauditas é a formação do banco saudita-brasileiro, que está sendo intermediada pela holding brasileira. “O banco será fundado para fomentar investimentos bilaterais”, diz o empresário.
Ele conta que já há bancos brasileiros interessados em compor a sociedade, e que o governo saudita indicará um banco local para a formação da parceria. Os detalhes da formação do novo banco de investimentos deverão ser acertados em março, quando haverá uma missão de empresários do setor financeiro para a Arábia Saudita.
A Alicerce Business Solution é composta por um total de dez empresas. A holding foi fundada há dez anos e atua há cinco no mercado internacional. Os países árabes do Oriente Médio são sua principal área de atuação.

