São Paulo – Militares brasileiros foram condecorados na última semana com a Medalha das Nações Unidas (ONU) na Base Miguel de Cervantes, em Marjayoun, no Líbano. A homenagem foi um reconhecimento dos serviços em favor da paz mundial e ao cumprimento dos requisitos de elegibilidade para serem membros da missão de paz da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil).
Os brasileiros, que são parte do 16º Contingente Militar Brasileiro, integram a Unifil como parte do estado-maior da Brigada Espanhola, responsável pelo leste da área de operações ao sul do Líbano. Eles foram condecorados com outros integrantes desse grupo. De acordo com informações divulgadas no site do Exército Brasileiro, desde 2014 o Brasil envia militares para integrar a Brigada Espanhola.
A Unifil foi criada pela Organização das Nações Unidas para contribuir com a paz no Líbano e a sua Força Tarefa Marítima auxilia no controle da entrada de armas e outros produtos ilegais via oceano. A Unifil conta atualmente com 10 mil mantenedores da paz, também chamados de peacekeepers, de 48 países. O Brasil teve um papel relevante nas operações da Unifil nos últimos anos e chegou a ocupar por vários anos posições de liderança no trabalho com as Nações Unidas na região.
Segundo as informações divulgadas pelo Exército, o atual contingente brasileiro que integra a Brigada Espanhola encontra-se designado desde o mês de maio e permanecerá na missão até novembro, quando será substituído pelo 17º Contingente, que já está em fase de preparação na Espanha.
A homenagem aos militares aconteceu no dia 12 de outubro. A medalha é uma condecoração de caráter internacional concedida pela ONU aos militares, policiais e civis que participam de operações para a manutenção da paz e dos esforços humanitários por um período ininterrupto de mais de noventa dias. Segundo o site do Exército, a fonte das informações é a Aditância de Defesa e do Exército na Espanha.