São Paulo – Estudantes brasileiros de tecnologia estão entre as equipes finalistas de mais de 30 países que vão participar da Imagine Cup, copa do mundo da computação, organizada pela Microsoft, que será realizada de 03 a 07 de julho no Cairo, capital do Egito. São 22 brasileiros de oito equipes que vão concorrer em sete categorias das nove existentes. O evento vai distribuir US$ 180 mil em prêmios.
A Imagine Cup, que está na 7ª edição, tem a participação brasileira pelo quinto ano consecutivo. Segundo nota divulgada pela Microsoft do Brasil, o país foi o recordista em inscrições para a competição, com mais de 75 mil inscritos, o que representou um aumento de 19% em relação ao ano passado. No mundo, as inscrições passaram de 310 mil.
O tema da competição deste ano é “Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a resolver os problemas mais difíceis que enfrentamos hoje”. A partir do tema, os estudantes tiveram que criar soluções por meio da tecnologia para contribuir com as Metas de Desenvolvimento do Milênio definidas pelas Nações Unidas. O campeonato é uma iniciativa do programa de cidadania corporativa da Microsoft para estimular os jovens de todo o planeta a imaginar um mundo melhor.
As nove categorias da competição são: Projeto de Software, Sistemas Embarcados, Desenvolvimento de Games, Robótica e Algoritmo, Desafio de TI, MashUp, Filme de Curta Metragem, Fotografia e Design. A mais concorrida é a de Projeto de Software, com 68 equipes na final, tendo três estudantes brasileiros na equipe Virtual Dreams: Bruno Reis e Eduardo Sonnino da Universidade de São Paulo (USP) e Roberto Sonnino da Universidade de Campinas (Unicamp). Dos países árabes que participam dessa categoria estão Argélia, Barhein, Egito, Jordânia, Kuwait, Líbano, Marrocos, Palestina, Emirados Árabes e Arábia Saudita.
Times brasileiros também vão participar das categorias de Sistemas Embarcados, Desenvolvimento de Games, Desafio de TI, MashUp e Filme de Curta Metragem. Além dessas, outras duas equipes vão concorrer aos prêmios de reconhecimento de Acessibilidade e de Interoperabilidade.
Durante os cinco dias no Cairo, as equipes vão participar de diversas eliminatórias para chegar à final. Os vencedores serão anunciados no dia 7 de julho num evento realizado em frente as pirâmides mais famosas do mundo: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

