Dubai – As empresas brasileiras que participam da Big 5 saem otimistas da feira do ramo de construção que termina nesta quinta-feira (24), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. "A feira foi muito positiva, muito satisfatória", comentou o gerente de exportação da Deca, indústria de metais e louças sanitárias, André Araújo, que fez uma apresentação sobre produtos da marca em um dos auditórios da mostra.
"O que importa é mostrar [o produto] e mostrar bem mostrado", disse Araújo. "Não adianta mandar amostra para o cliente ver, a melhor forma é a feira, é fazer uma boa exposição e mostrar o produto corretamente", acrescentou.
Além da apresentação, que incluiu fotos, vídeos, animações e informações técnicas, a Deca ocupou um dos maiores espaços do pavilhão brasileiro com vasos sanitários, pias, torneiras e outros itens instalados.
Segundo Araújo, os representantes locais da Deca, Mohamed Elshamy e Ehab Al Jamal, da empresa Arteco, saem da feira também "muito satisfeitos". "Fizemos pelo menos três contatos que podem virar negócios", declarou. Ele acrescentou que são projetos de fora da região.
Na mesma linha, Fernanda Rezaque, da Astra, fábrica de produtos para banheiros, afirmou que ela e sua colega, Thais Correa, fizeram muitos contatos e que dois estão quase virando pedidos firmes. Um deles, da Jordânia, diz respeito a duchas elétricas, e o outro, do Catar, envolve vasos de material plástico para plantas.
De acordo com Fernanda, os resultados foram melhores do que o esperado. "Eu não tinha ideia do quão grande era a feira", disse. "Se conseguirmos um bom cliente já está valendo", acrescentou Thais.
Fernando Kniess, da MZ Artes, de objetos de decoração, também ficou satisfeito. "Nosso objetivo era buscar negócios locais. Ele está sendo atingido", afirmou. "Eu acredito que no início do ano que vem nós estaremos aqui de novo firmando o pé", destacou.
Luigi Martire, da trading ALM Brazil, disse que conseguiu "detectar bons contatos em potencial para fazer bons negócios". “Boa parte da Arábia Saudita e daqui [dos Emirados]”, afirmou. Os produtos mais procurados no estande da empresa foram granitos e madeiras.
O gerente de exportação para a região da Itagres, de porcelanato, Fredy Spegel, disse que foram fechados menos negócios na própria feira do que no ano passado, mas ocorreram mais de 200 contatos. “Sempre surge algo depois”, declarou.
O estande recebeu, segundo ele, visitantes de países como Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Omã e de Dubai. Os principais interessados nos produtos são distribuidores e lojistas.
O pavilhão brasileiro foi organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

