São Paulo – A segunda edição do Fórum Mundial de Energia do Futuro, que será realizada de 19 a 21 de janeiro de 2009 em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, vai contar com a presença de uma delegação brasileira formada por empresários, cientistas e técnicos da área. Além disso, a conferência terá entre seus palestrantes o ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger; o presidente da Brasil Ecodiesel, José Carlos Aguilera; e o diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Leão.
Ainda há vagas disponíveis para a missão que tem como principal objetivo estabelecer novos relacionamentos e gerar novas oportunidades de negócios ao Brasil com o mundo inteiro. “O evento vai reunir os melhores fornecedores, investidores e experts em energias renováveis, além de chefes de estado e personalidades do setor, para discutir o futuro da matriz energética mundial”, diz Marcus Peçanha, diretor-presidente da Interaction Times, empresa de consultoria em relações internacionais que levará os brasileiros para Abu Dhabi.
“O empresário terá várias opções no pacote. Além dos três dias em Abu Dhabi, poderá passar um período em Dubai e montar uma agenda de reuniões e contatos de acordo com os seus interesses, que podem variar desde a busca por fornecedores até a parceria com investidores estrangeiros”, explica. A Interaction Times prevê a participação de 200 brasileiros na missão. “Pensamos nesse número porque os organizadores esperam 15 mil pessoas no fórum”, destaca Peçanha.
Durante a conferência serão discutidos aquecimento global, mudanças climáticas e a necessidade imediata de se adotar tecnologias limpas para gerenciar de forma sustentável a produção energética mundial e o meio ambiente. Como o Brasil é o líder em produção de energias renováveis entre os países em desenvolvimento, tendo 43% da sua matriz energética oriunda de fontes sustentáveis, deverá atrair olhares do mundo inteiro durante o evento.
“A participação brasileira no fórum é uma excelente oportunidade para as empresas que atuam nesse mercado desenvolverem parcerias e networking. No momento de crise que o mundo vive, estamos indo para um lugar que tem muito dinheiro e está interessado em investir em formas limpas de energia”, observa Peçanha.
Na primeira edição, realizada em janeiro de 2008, o fórum contou com as presenças do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, do príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, e de diversos chefes de estado, como os da Islândia, de Djibouti e dos Emirados. Entre os convidados deste ano estão a chanceler alemã, Ângela Merkel, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, diretores de companhias que atuam na área, como British Petroleum, Siemens, Deutsche Bank, JP Morgan, acadêmicos e representantes da sociedade civil – Massachusetts Institute of Technology (MIT), Greenpeace e WWF.
Masdar City
A Masdar City, cidade totalmente planejada e sustentável em fase de construção em Abu Dhabi, será um dos destaques do fórum. O objetivo é que ela se transforme numa espécie de programa de cooperação internacional para trazer soluções para grandes problemas da humanidade, como segurança energética, mudança climática e desenvolvimento sustentável.
Entre suas principais metas está a de tornar-se neutra de CO². A cidade terá uma universidade, o Masdar Institute of Science and Technology e várias empresas. Estão envolvidos em sua construção entidades como MIT, General Electric, British Petroleum, Royal Dutch Shell, Mitsubishi, Rolls-Royce, Otal S.A., Mitsui, Fiat e Conergy, esta última envolvida especialmente na construção de uma estação de captação de energia solar.
Estima-se que serão investidos cerca de U$S 15 bilhões nos próximos cinco anos em projetos que englobam educação, pesquisa, indústria, redução de emissões e vida urbana sustentável.
Serviço
Fórum Mundial de Energia do Futuro 2009
Data: 19 a 21 de janeiro de 2009
Local: Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos
Mais informações e inscrições para a missão
www.interactiontimes.com ou www.forumdeenergiadofuturo.com.br
Telefone: +55 (11) 2137-5731

