São Paulo – Brasília prestou nesta quarta-feira (02) duas homenagens ao povo palestino para marcar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. No final da tarde, o Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) e o Ministério das Relações Exteriores inauguraram no Palácio do Itamaraty a exposição “A Questão Palestina e as Nações Unidas”, que mostra o envolvimento da organização com país árabe. De manhã, foi a vez do Senado Federal, que realizou um ato solene.
A exposição teve a participação do embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, e do diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa. A história da ONU com o povo palestino é mostrada por painéis com fotos e texto. A mostra ficará aberta ao público até o dia 11 de dezembro.
Senadores, deputados e diplomatas também prestaram homenagem aos palestinos no Senado. “Nosso povo expressa a sua profunda gratidão por esta solidariedade e apoio a sua justa causa. Esse apoio e solidariedade têm contribuído para o fortalecimento das nossas reivindicações ao longo das várias décadas de luta contra a injustiça, a opressão e ocupação militar israelense”, afirmou em discurso o embaixador da Palestina.
De acordo com Summa, é possível existir uma convivência pacífica entre israelenses e palestinos, como acontece no Brasil. Mas essa convivência só pode ocorrer quando há justiça, e em sua opinião, os palestinos são injustiçados e “desrespeitados há décadas”.
Alzeben também aposta no apoio do Brasil para o sucesso da criação de um Estado palestino. “Acreditamos que o Brasil tem um papel na história e na próxima criação do Estado de Palestina. Confiamos no Brasil”, acrescentou o embaixador em seu discurso.
No mundo inteiro, a ONU, por meio da agência para os refugiados palestinos (Unwra), atende 4,7 milhões de pessoas. A Unwra, que vai completar 60 anos, atendia, no início das suas atividades, 800 mil palestinos. Segundo informações da Agência Senado, Summa lamentou que a agência da ONU, criada para funcionar temporariamente, tenha que dar apoio a tantas pessoas até hoje.
A homenagem no Senado foi realizada a pedido do deputado Nilson Mourão e do senador João Pedro (PT-AM). O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino é celebrado todo dia 29 de novembro, data que remete à aprovação da resolução da partilha da Palestina, em 1947. Neste ano a data caiu num domingo, daí a realização das cerimônias somente hoje.