Agência Sebrae
Brasília – A região Centro-Oeste vai entrar no cenário brasileiro da moda. Entre esta quarta-feira (21) e sábado (24), será realizado, pela primeira vez em Brasília, o Capital Fashion Week (CFW). Serão quatro dias de desfiles e exposição de roupas. O CFW será realizado no recém-reformado Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado no Eixo Monumental da cidade.
A abertura oficial do evento acontece na quarta-feira (21), às 15h. Desfiles e estandes serão ocupados por grifes brasilienses e nacionais. O Sebrae no Distrito Federal é um dos apoiadores oficiais do evento e da participação do Consórcio Flor Brasil (moda praia), do Grupo Brasília de Moda e de 17 grupos de produção, integrados por 400 artesãs do Distrito Federal.
"Esse evento era aguardado há muito tempo. Finalmente poderemos mostrar em Brasília as peças produzidas no Distrito Federal, que tanto encantam as pessoas de outros estados e até países", afirma Antonieta Contini, gerente da Unidade de Desenvolvimento Local do Sebrae no Distrito Federal e responsável pelo Projeto Empreendedorismo Social. Três mil artesãs de todas as cidades-satélites do DF integram os cerca de 150 grupos de produção, que são organizados e apoiados pela Instituição.
"O Capital Fashion Week vai, antes de tudo, democratizar o acesso à moda de alta qualidade. Esse é um grande passo para a concretização da moda no Distrito Federal. O potencial desta iniciativa é enorme", justifica Márcia Lima, produtora executiva do CFW.
O evento acontecerá anualmente em setembro. Como o São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio, o CFW vai impulsionar a moda feita na região Centro-Oeste e colocar seus estilistas, marcas e modelos em evidência. Desfiles serão realizados diariamente, das 15h às 21h30, nas salas Alvorada e Buriti do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O tema dessa primeira edição do evento será Brasília, sua arquitetura e condições socioeconômicas diferenciadas.
A coleção Concretamente Brasília, produzida por 17 grupos de produção, compostos por cerca de 400 artesãs locais, vai apresentar colares, bolsas, pulseiras, xales, camisetas, vestidos etc. Essas peças estarão expostas nos estandes no foyer do Centro de Convenções. O Grupo Brasília de Moda (GBM), integrado por oito empresas também estará presente. As grifes desse grupo são: SummerShop, Ki-Graça, 2 Tempos, Jukaf, Avanzzo, No Limits e Nagila Maria.
Referência em artesanato
O Distrito Federal é considerado um dos pólos de moda responsável pela inserção do artesanato nas peças de vestuário e acessórios brasileiros. Certamente esse será um dos pontos fortes das peças expostas nos estandes e desfiles do evento.
"Aqui temos artesãs de diversas regiões do País. Por este motivo, o artesanato do Distrito Federal é marcado pela combinação e mistura de técnicas artesanais diferentes, que enriquecem as peças e acessórios", explica Antonieta.
No momento, a moda brasileira está marcadamente influenciada pela diversidade das técnicas manuais existentes no País. Para alguns produtores de moda e estilistas, o Distrito Federal foi um dos primeiros pólos a demonstrar as possibilidades criadas pela inclusão do crochê, tricô, fuxico, amarrações, entre outras técnicas, nas roupas e acessórios brasileiros. E o melhor dessa tendência: o artesanato gera trabalho e renda para comunidades e artesãs de baixa renda.
Moda praia produzida no DF
Pela primeira vez, serão apresentados peças e acessórios do Consórcio Flor Brasil em Brasília, um raro exemplo de grife coletiva de moda praia e fitness, que já tem cinco anos de formação. O desfile dessa marca será uma verdadeira retrospectiva dos trajes de banho e ginástica, que fazem sucesso no Brasil e no exterior, mas que permanecem desconhecidos do público brasiliense. O Flor Brasil vai se apresentar na passarela na quarta-feira (21), às 21h, na sala Buriti, do Centro de Convenções.
Biquínis com aplicações de flores e pássaros, que misturam lycra, chita e crochê serão apresentados por modelos brasilienses na passarela. Da coleção primavera-verão 2006, serão mostrados os biquínis de fibra de algodão e lycra.
"Nunca tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho em Brasília. A participação no CFW será uma maneira de demonstrar aos nossos parceiros que o cooperativismo funciona", diz Walkíria Aires, presidente do Consórcio Flor Brasil, que é formado 12 por micro e pequenas empresas.
No momento, 150 empregos diretos e cerca de 200 indiretos são gerados por esse bem-sucedido consórcio. "Queremos valorizar as costureiras, modelistas, bordadeiras, crocheteiras, fuxiqueiras, enfim, todo mundo que participa do nosso dia-a-dia e que faz essa moda um sucesso fora de Brasília e com ênfase no artesanato", esclarece Walkíria.
Só neste ano, o Flor Brasil já participou de feiras e eventos de moda na Alemanha, Espanha e de três deles nos Estados Unidos. O consórcio fechará o ano numa grande feira de moda na Austrália, segundo Walkíria.
Serviço:
Capital Fashion Week – 21 a 24 de setembro
Local – Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília, DF
Organizadora do CFW – Márcia Lima – (61) 3443-5557
Assessoria de Imprensa do CFW – Tríplice – (61) 3273-3330
Sebrae no Distrito Federal – (61) 3362-1600

