São Paulo – Brasília vai sediar o Fórum Mundial da Água em março de 2018. A escolha da capital brasileira foi feita nesta quarta-feira (26) em Gyeongju, na Coreia do Sul, pelo Conselho Mundial da Água, entidade organizadora do fórum. De acordo com informações do governo do Distrito Federal, a cidade teve 23 votos a favor, contra 10 da concorrente Copenhague, na Dinamarca, e três abstenções.
A capital federal vai receber a oitava edição do fórum, a sétima será realizada em 2015 em Daegu, na Coreia do Sul. Segundo comunicado do conselho, o evento tem como objetivo colocar a questão da água no centro da agenda mundial, e reúne a cada três anos organizações internacionais, lideranças políticas, representantes da sociedade civil, cientistas e profissionais que atuam na área.
São discutidas as melhores formas de uso e preservação da água, tendências, necessidades e maneiras de disponibilizar água potável a todas as pessoas.
De acordo com o governo do DF, o último fórum ocorreu em Marselha, na França, e reuniu 35 mil participantes. A expectativa para a próxima edição é de 40 mil participantes. O governador Agnelo Queiroz esteve na reunião do conselho que escolheu Brasília como sede do evento de 2018.

