Isaura Daniel
São Paulo – A Brasilsul, fábrica e varejo de confecções esportivas com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está descobrindo o mercado do Oriente Médio. A empresa começou a vender roupas de ginástica para o Líbano no final do ano passado e, de acordo com a diretora de exportação, Renata Duarte, os embarques devem pelo menos dobrar este ano.
As vendas para o país, porém, ainda são pequenas. No ano passado, elas não ultrapassaram 1% do total das exportações da companhia, que ficaram em US$ 1 milhão.
A Brasilsul abriu as portas há 21 anos e produz cerca de três mil peças por dia, entre blusas, tops, shorts, bermudas, leggings, calças, coletes, maiôs de natação, macacões, agasalhos, bolsas, mochilas, vestidos e acessórios esportivos. Todos os artigos, da linha activewear, são confeccionados em uma única fábrica, em Porto Alegre.
Além dos 500 pontos de venda aos quais chega no Brasil, a produção é distribuída para os Estados Unidos, Canadá, América Central, Ásia, Europa e outros países da América do Sul. No ano passado, as vendas externas representaram 30% do faturamento da empresa. Neste ano, elas devem beirar os 40%. "Esperamos aumentar as exportações em 30%", diz Renata.
A Brasilsul entrou no mercado internacional há cerca de dez anos. Hoje, a América Central é o maior mercado da marca fora do Brasil. A região é responsável por 33% da receita da fábrica com exportações, seguida da Ásia, com 27%, Estados Unidos e Canadá, com 23%, países europeus e sul-americanos, com 11%, e Oriente Médio, com 6%. Além do Líbano, a Activewear vende também para Israel no Oriente Médio. No Líbano, as vendas da marca são feitas por meio de um distribuidor local.
Empresa tem lojas no México
A empresa possui uma presença forte no México, onde mantém cinco lojas franqueadas. "Estamos por abrir mais três franquias no país", diz Renata. A Brasilsul tem um master franqueador na região, responsável pela expansão da rede. Um dos próximos objetivos da empresa é abrir lojas na Espanha e em Portugal.
No Brasil, a indústria também trabalha diretamente com o varejo. São sete lojas próprias em Porto Alegre, Garopaba (SC), Fortaleza (CE), São Paulo e Ribeirão Preto (SP), e mais três franquias em Florianópolis (SC), São Paulo e Curitiba (PR).
As roupas são confeccionadas com matérias-primas nobres, como o suplex e os tecidos inteligentes, que proporcionam absorção de suor e têm ação anti-bactericida.
Uma calça da marca é vendida no Brasil por cerca de R$ 100 (US$ 32). O preço, porém, varia de acordo com o mercado. No México, por exemplo, onde foram feitos diversos investimentos em propaganda, as calças são comercializadas por US$ 60 a US$ 70.
A Brasilsul é uma empresa familiar, fundada pela estilista Heloisa Segall. Trabalham nas lojas e na fábrica cerca de 190 funcionários.
Serviço:
Brasilsul
+55 51 3018 8888
www.brasilsul.net

