São Paulo – Renovado por mais dois anos, o programa Brazilian Footwear, convênio entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), elegeu os Emirados Árabes Unidos como um dos mercados-chave para o período 2017-2018, junto com China/Hong Kong, Colômbia, Estados Unidos, França e Reino Unido.
Isso significa, na prática, que os esforços do programa estarão voltados para fomentar as exportações de calçados brasileiros para esses países. “Os Emirados Árabes sempre fizeram parte do projeto, mas nunca de forma ativa”, explica Roberta Ramos, gestora de projetos da Abicalçados. “Fizemos um estudo aprofundado sobre o mercado nos últimos anos e agora vamos focar nele ativamente.”
Segundo Ramos, os árabes não se interessam muito em feiras e showrooms: o negócio deles é conhecer as fábricas e conversar com os exportadores. Por isso os esforços serão mais voltados ao projeto comprador – uma empresa local, inclusive, já trabalha buscando potenciais clientes.
“Uma missão nossa esteve em maio no país para, dentre outras coisas, sondar empresas de prospecção, de relações públicas e de montagem de estrutura [caso fossem feitas feiras ou showrooms]. A de prospecção e a de relações públicas foram contratadas no segundo semestre e já estão trabalhando”, disse a gestora.
Os estudos feitos pelo Brazilian Footwear identificaram que os Emirados árabes Unidos, além de consumidores, são usados como mercado de distribuição dos calçados brasileiros para outros países da região. Outro ponto levantado pelo programa é que não será preciso focar muito em produtos de nicho, uma vez que em Dubai, por exemplo, os clientes chegam de várias partes do mundo.
“Uma boa parte da base consumidora em Dubai é formada por expatriados, então os calçados não devem atender apenas aos árabes. É claro que modelos de nicho, como as sandálias masculinas de couro, por exemplo, merecem boa atenção, mas o público é diversificado”, explica ela.
Ramos disse que as visitas dos projetos compradores serão organizadas com base na demanda dos clientes. “Queremos levar o cliente onde ele quiser, respeitando seu período de compra”. Existe ainda um projeto para 2018 de levar gerentes de exportação de fábricas brasileiras para os Emirados Árabes, numa estratégia de estreitar relações. “Mas ainda não definimos o modelo.”
O Brazilian Footwear receberá um aporte total de R$ 36,46 milhões, que serão aplicados no biênio 2017-2018.