São Paulo – Uma das maiores produtoras globais de carne de frango e com ampla presença no Oriente Médio, a brasileira BRF tem uma divisão dedicada aos melhores amigos do ser humano, os cães e os gatos. Assim como a marca mãe, a BRF Pet tem seus clientes fiéis também nos países árabes: Omã, Tunísia e Emirados Árabes Unidos são alguns dos destinos da divisão de negócios, que se prepara para entrar em mais mercados.
De acordo com o vice-presidente de Marketing e Novos Negócios da BRF e gerente geral da BRF Pet, Marcel Sacco, a BRF Pet tem ampliado sua capacidade produtiva e o portfólio de produtos para um mercado que só cresce: levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) divulgado neste ano mostra que a população de pets no Brasil é de 167,6 milhões de animais, sendo 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos em um universo que contempla também aves e peixes ornamentais, entre outros (como pequenos répteis e mamíferos).
Em 2023, a indústria pet brasileira, que reúne veterinária, alimentos e equipamentos e acessórios, movimentou R$ 47 bilhões. Desse total, pet food corresponde a 78%. O executivo cita ainda dados do Euromonitor que mostram que o setor cresce mais do que a própria economia mundial.
Leia mais:
Produtos para gatos dominam mercado pet árabe
Inovando em produtos para pets, startup cresce no exterior
Veterinária brasileira se adapta para atender pets no Catar
Ainda de acordo com os dados da Abinpet, as exportações cresceram 2,7% em 2023 sobre 2022, para US$ 447 milhões. As importações, por sua vez, caíram 24%, para US$ 10,5 milhões. Os maiores faturamentos mundiais com o setor são nos Estados Unidos, China, Brasil, Alemanha, Reino Unido e Japão. O setor movimenta, anualmente, US$ 149,8 bilhões, conforme os dados apresentados pela Abinpet e fornecidos pelo Euromonitor referentes a 2023 e 2022.
“A expansão internacional, que hoje representa cerca de 10% dos negócios da BRF Pet, também faz parte dos planos. Estamos focados em diversificar mercados e adquirir novos destinos para ampliar a nossa presença no mercado global. Já exportamos para América do Sul, Central e Oriente Médio”, afirma Sacco. As marcas Primocão, Primogato e Faro estão entre as que a empresa exporta aos países árabes.
A atuação da empresa no Norte da África e Oriente Médio deverá crescer nos próximos anos: “Seguimos com interesse e preparados para desenvolver cada vez mais negócios com países árabes. Estamos em processo de prospecção dos principais mercados da região cuidando para que os produtos a serem exportados estejam adaptados às exigências locais dos consumidores e órgãos reguladores”, diz o executivo. Os árabes integram uma lista de mais de 20 países onde a empresa atua.
Alimentação natural e oportunidades para o universo pet da BRF
Da variedade de produtos e 20 marcas que a empresa oferece, Sacco cita a GranPlus, do segmento premium especial, como seu carro-chefe, além das marcas Guabi Natural e BioFresh, do nicho super premium natural, como seu diferencial. Essas duas marcas, explica, estão alinhadas a uma tendência dos tutores de cães e gatos em procurar cada vez mais alimentos feitos com ingredientes naturais. “Para 2024, também investimos em alimentos úmidos, seja no formato de bandejas, sachês ou latas, nas texturas de patê ou pedaços ao molho, e snacks, como biscoitos”, diz.
“Seguimos com interesse e preparados para desenvolver cada vez mais negócios com países árabes”
Marcel Sacco, vice-presidente de Marketing e Novos Negócios da BRF e gerente geral da BRF Pet
A BRF Pet foi criada em 2018. Atualmente, tem 1,4 mil funcionários, distribuídos em cinco fábricas dedicadas apenas a ela: Campinas e Bastos, em São Paulo; Francisco Beltrão, no Paraná; Ivoti, no Rio Grande do Sul; e Dr. Juan León Mallorquin, no Paraguai. A capacidade de produção de alimentos úmidos da unidade de Bastos, por exemplo, foi ampliada em 2023.
“Uma das provas da aposta da BRF S/A na unidade Pet é o investimento recente na categoria de suplementação para cães e gatos com a nova marca GUD de suplementos alimentares, incluindo formulações com ingredientes naturais e formato exclusivo de ossinhos em cápsulas gelatinosas. Somos a primeira empresa brasileira de pet food a entrar nesse mercado de nutrição pet, que até então era apenas dominado pelo setor farmacêutico. E estamos com apetite para continuar crescendo e inovando, com previsão de mais lançamentos”, diz Sacco. Mais informações sobre a empresa, aqui.