Da redação
São Paulo – A empresa Frigo Class Alimentos vai abrir uma planta industrial e uma unidade de abate de bovinos na cidade de São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul. A companhia inglesa já comprou há cerca de um frigorífico na cidade paulista de Promissão e agora pretende investir R$ 80 milhões no seu novo projeto, de acordo com informações da assessoria de comunicação do governo gaúcho.
A planta industrial ficará pronta em um ano e vai produzir carne cozida para exportação. A capacidade será de 300 a 400 toneladas de carne cozida por semana. Depois da fábrica, será construído o abatedouro, que também levará um ano para começar a operar. No local serão abatidos em torno de mil bovinos por dia.
A intenção dos investidores é produzir carne de qualidade. "O Brasil atualmente é visto como produtor de grande quantidade de carne a preços baratos. Acho que podemos competir também com os países que são referência em qualidade" afirmou o presidente da Frigo Class, Sérgio Figueiredo, no anúncio do investimento. A empresa também promete formar um clube de fornecedores, cujos integrantes seriam recompensados pela fidelidade.
A Frigo Class é de propriedade do britânico Terry Johnson. Ele é dono também do grupo Kroonenburg Projecten, que produz carne bovina na Austrália e Argentina. Johnson se desfez dos seus investimentos na Europa, também em frigoríficos, para atuar em países que têm grandes rebanhos. Na Austrália, a empresa abate 600 animais por dia e na Argentina 800.
O estado do Rio Grande do Sul, onde serão instaladas as novas unidades da Frigo Class, recebeu, nos últimos quatro anos, vários novos frigoríficos. Entre eles estão o frigorífico Mercosul, em Alegrete, o Alibem, em Santa Rosa, e o Centro Sul, em Dom Pedrito.

