Emirates News Agency*
Dubai – Um grupo de 16 empresas internacionais de telecomunicações vai construir a primeira conexão direta de fibra ótica de alta velocidade entre o Reino Unido e a Índia. O sistema Europe India Gateway (EIG), que receberá investimento de US$ 700 milhões, vai ampliar a capacidade e a diversidade da transferência de dados nos países envolvidos.
As empresas participantes são a AT&T (Estados Unidos), Bharti Airtel (Índia), BT (Reino Unido), Cable & Wireless (das Ilhas Seicheles), Djibouti Telecom (Djibouti), Du (Emirados Árabes Unidos), Gibtelecom (Gibraltar), IAM (Marrocos), a Empresa Líbia de Correios, Telecomunicações e Tecnologia da Informação, MTN Group Ltd (África do Sul), Omantel (Omã), PT Comunicações, S.A. (Portugal), Saudi Telecom Company (Arábia Saudita), Telecom Egypt (Egito), Telkom SA Ltd (África do Sul) e Verizon Business (Estados Unidos).
No caso da Du, a participação no projeto faz parte da estratégia da empresa de se transformar em uma das principais da área de telecomunicações do Oriente Médio. O EIG também dará à companhia a possibilidade de garantir a seus clientes melhor qualidade nos serviços de voz, transferência de dados e de vídeo.
O CEO da Du, Osman Sultan, explicou que "será ampliada a capacidade da Du e dos Emirados como destino de negócios com capacidade de banda larga chegando ao país por pontos diferentes. Será criada uma nova entrada de cabos de fibra ótica em Fujairah, o que ampliará a diversidade para as empresas de telecomunicações que já operam no país".
Segundo o vice-presidente para o Departamento Internacional e de Clientes Corporativos, Andrew Grenville, "a demanda global está crescendo e o EIG vai ajudar a fornecer a banda necessária e permitir melhor acesso à Europa e ao Subcontinente Indiano, importantes destinos para nossa transferência de dados e voz".
O sistema EIG, que deve entrar em operação no segundo trimestre de 2010, cobrirá uma distância de 15 mil quilômetros ligando 13 países em três continentes. O cabo deve passar pelo Reino Unido, Portugal, Gibraltar, Marrocos, Mônaco, França, Líbia, Egito, Arábia Saudita, Djibouti, Omã, os Emirados Árabes Unidos e a Índia.
Além de servir a todos estes países, o cabo EIG também oferecerá ligações com outros cabos ligando a Europa, África, Ásia e América do Norte. Ele utilizará tecnologia moderna desenvolvida para fornecer até 3,84 terabits por segundo.
O cabo EIG também complementará os sistemas existentes, oferecendo uma opção ao tradicional sistema de conexão à Índia cruzando a Europa. Isso é importante para o caso de panes em algum sistema.
*Tradução de Mark Ament

