Agência Brasil
Brasília – A primeira universidade pública de Cabo Verde será inaugurada hoje (21) e tem importante participação brasileira, por meio Ministério da Educação (MEC).
Parceiro no projeto de construção da Uni-CV, o MEC será representado na abertura do ano letivo local pelo coordenador de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), José Fernandes de Lima, em substituição ao ministro Fernando Haddad.
A Uni-CV fica na cidade de Praia, capital de Cabo Verde. De acordo com assessoria do ministério, entre as ações brasileiras na implantação da universidade, a partir de 2004, destacam-se: capacitação de pessoal nos setores de regulação, supervisão e avaliação da educação superior; assistência técnica; implantação do projeto de apoio à formação de professores com a oferta de 20 bolsas de estudos anuais para cursos de mestrado e doutorado no Brasil.
Desde o ano passado, o MEC participa de uma missão com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores, quando foram definidas atividades de apoio nos setores da educação especial, profissional e superior.
Cabo Verde é um arquipélago composto de dez ilhas, situado no oceano Atlântico, a 640 quilômetros a oeste do Senegal, na África. Tem 4.033 quilômetros quadrados e população de aproximadamente 401 mil pessoas. O português é a língua oficial. As atividades econômicas principais são a agricultura e a pesca.

