Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A Induscabos, indústria paulista de fios e cabos elétricos, quer começar a exportar para os países do Golfo Arábico a partir da sua participação em uma missão empresarial brasileira para a região. A fabricante será uma das empresas participantes da missão que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promovem para três países árabes na segunda quinzena deste mês. A empresa já exporta 15% da sua produção para países da América do Sul e África, mas ainda não está no mercado árabe.
A Induscabos está entre as cinco maiores fabricantes de cabos elétricos do Brasil e produz fios e cabos de baixa e média tensão em cobre e alumínio. Os fios e cabos de baixa tensão são usados em instalações fixas prediais, como edifícios residenciais e comerciais, casas e escritórios. Já os de média tensão servem para distribuição subterrânea de energia elétrica. A indústria também fabrica cabos para linhas aéreas de distribuição e transmissão de energia, em alumínio, e para a indústria naval, o que inclui plataformas petrolíferas. Nesse caso, os cabos servem para uso externo na plataforma e não em área submersa.
A missão da Câmara Árabe e da Apex-Brasil vai visitar o Kuwait, o Catar e os Emirados Árabes Unidos e é voltada para o setor de construção. "Nossa expectativa é de fazer bons contatos em cada um dos países e se possível também algum negócio", diz o gerente de exportações da empresa, Heber Santos, que estará na delegação representando a empresa juntamente com o diretor de Marketing da indústria, Jenner Iacono Negrão. A Induscabos já tem uma reunião programada com uma trading do Catar que está interessada em seus produtos. O encontro vai ocorrer durante a passagem da missão pelo país árabe.
Santos acredita que em função do grande crescimento do setor de construção, a fabricante vai encontrar mercado para os seus produtos nos países visitados pela missão. A viagem, segundo ele, servirá para que a empresa conheça o mercado local, a questão logística e veja as possibilidades do seus produtos na região. "Acreditamos que é um mercado potencial", afirma o gerente de exportações. A Induscabos exporta há cerca de quatro anos. Atualmente são cerca de 12 países que compram os fios e cabos produzidos pela empresa. A maior parte está na América Latina. Na África, a empresa exporta para Angola.
A fábrica paulista, que tem sede na cidade Poá, tem capacidade de produção de 1.500 toneladas por mês. A Induscabos, porém, está ampliando sua capacidade e pretende chegar a duas mil toneladas de produtos fabricados ao mês em 2008, de acordo com Santos. A empresa está investindo em tecnologia, compra de máquinas, e também fazendo ampliações para isso. No ano que vem deve ficar pronta uma unidade industrial para fabricação de cabos de média e alta tensão. A Induscabos também pretende aumentar as suas exportações, dos atuais 15% para 30% em 2008, de acordo com Santos.
A missão para o Golfo Arábico reunirá cerca de vinte empresas brasileiras. Além de contatos empresariais e visitas a obras em cada um dos países, parte das empresas vai participar da Big 5 Show, feira do setor que ocorrerá nos Emirados Árabes Unidos no final de novembro. A Induscabos, porém, participa apenas da missão.
Contato
Induscabos
Telefone: +55 (11) 4636 2211
E-mail: heber.export@induscabos.com.br
Site: www.induscabos.com.br

