Agência Sebrae
Maceió – Para ampliar a participação das micro e pequenas empresas na cadeia produtiva do PVC, petróleo e gás natural em Alagoas, será assinado, na próxima terça-feira (30), um termo de recontratualização do Projeto da Cadeia Produtiva. O objetivo é aumentar a participação das pequenas empresas no setor de forma competitiva e sustentável.
O termo será assinado entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Petrobras, a Associação Comercial de Maceió, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Senai a Braskem, a Universidade Federal de Alagoas, o governo de Alagoas, a Algás, Banco do Nordeste, Centro Federal de Ensino Tecnológico e Pestrosynergy, Tecmaster, Qualitex e Engigás. Em um ano, essas instituições investiram mais de R$ 400 mil e, até o final de 2007, investirão mais de R$ 1,3 milhão.
Entre as ações previstas estão orientação e capacitação para as micro e pequenas empresas, captação de novas empresas âncoras, acesso às linhas de crédito, abertura de novos mercados, estímulo e implementação ao sistema de gestão integrada de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, dentre outras.
Em apenas um ano, o crescimento no volume de contratos efetuados entre as micro e pequenas empresas e as grandes empresas foi de 40%. O aumento do volume de vendas e faturamento foi da ordem de 33,6%.

