São Paulo – A Cadiveu, marca brasileira de cosméticos inspirada na tribo indígena que leva nome similar, pretende aumentar a participação dos países árabes em suas exportações. A empresa destina à região 10% do que exporta e pretende elevar o percentual para 20% com a entrada recente no Egito. Além do mercado egípcio, também compram os produtos da Cadiveu, no mundo árabe, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Marrocos.
As vendas para a região começaram há cerca de dois anos. "Os produtos exportados para o mercado árabe são as linhas Brasil Cacau e Açaí Therapy”, afirma o diretor geral da Cadiveu, Anteo Pontoni. Os itens diferenciados da empresa e o alto interesse em beleza no mundo árabe vêm assegurando o crescimento da Cadiveu na região, de acordo com Pontoni. A empresa trabalha com matérias-primas bem brasileiras, como frutos da Amazônia.
Os produtos da Cadiveu são voltados para cabelos, para reconstrução capilar, e incluem desde xampus e condicionadores até fixadores, ceras, hidratantes, sprays e máscaras de reconstrução de fios. Um dos itens inovadores da empresa é o Sugarcane Cysteine, produto natural feito com cana de açúcar e cisteína, capaz de deixar os cabelos sem cachos. Eles são fabricados principalmente para uso profissional, em salões de beleza.
A Cadiveu, que possui sede na capital paulista, tem em suas linhas de produtos 38 itens e fabrica 13,5 mil frascos de cosméticos ao mês. A produção é toda terceirizada e parte vai para exportação. No ano passado, por exemplo, foram exportados pela Cadiveu 17,7 mil frascos de produtos, de acordo com Pontoni. Os países compradores foram mais de 30, o que inclui Estados Unidos, Itália, Portugal, além dos árabes e outros.
A Cadiveu de Claudia
A empresa foi fundada em 2006 por Claudia Alcântara. A empresária entrou para o mundo da beleza quase por acaso, no começo da adolescência, quando buscava uma solução para disciplinar os seus próprios cabelos, escuros e enrolados. Ela começou então a pesquisar tratamentos capilares e cosméticos e resolveu, aos 24 anos, fazer disso uma profissão. O primeiro passo foi criar uma apostila técnica, que vendia pela internet, para cabeleireiros profissionais. Um tempo depois teve a idéia de criar uma linha de cosméticos voltada para profissionais da área.
O nome da empresa foi dado em função de uma tribo indígena, que fica no Pantanal do Mato Grosso, que se chama Kadiwéu. Além de guerreiros, os integrantes da tribo são conhecidos por seus rituais e cultura, como a prática das pinturas corporais, desenvolvimento de cerâmicas e máscaras. A indústria paulista reverte parte da sua renda para a tribo, com o oferecimento de oficinas de saúde e educação, além de fornecimento de matérias-primas para artesanato. A Cadiveu tem uma atuação social e ecológica forte e mantém ainda qualificação profissional em beleza para jovens carentes, além de usar frascos 100% recicláveis e não fazer testes em animais.
Feira em Dubai
Neste mês, a Cadiveu vai participar, juntamente com outras empresas brasileiras, da BeautyWord Middle East, feira de higiene e beleza que ocorre em Dubai, nos Emirados, de 24 a 26 de maio. A empresa vai à mostra com boas expectativas. “Sempre tem muita gente [na feira] e interesse em nossos produtos nos mercados árabes”, afirma Pontoni. É o terceiro ano que a Cadiveu participa da mostra. “Nosso objetivo é prospectar importadores para os países onde não estamos presentes diretamente e dar força à marca”, explica o diretor.
Contato
Cadiveu
Telefone: +55 (11) 5078-6897
Email: cadiveu@cadiveu.com
Site: www.cadiveu.com