São Paulo – O preço do aluguel em Dubai caiu 75% desde 2008 já que proprietários encontram poucos clientes para seus imóveis. Segundo dados da consultoria imobiliária CB Richard Ellis (CBRE), divulgados no site do jornal The National, de Abu Dhabi, mais de 45% do espaço comercial na cidade está vago. A empresa acrescenta que o valor dos aluguéis caiu 18% no último ano.
Imóveis vagos resultam em oportunidades para potenciais inquilinos. Atualmente, imóveis na principal área comercial de Dubai estão sendo alugados por 1.080 dirhans (US$ 294) a 1.940 dirhans (US$ 528) por metro quadrado por ano, valor abaixo daquele cobrado em 2005, segundo informa a CBRE.
Para o chefe do departamento de pesquisas na CBRE Oriente Médio, Matthew Green, a competição entre unidades comerciais vai continuar no futuro e o preço deve cair ainda mais. Estes dados são confirmados também por outras consultorias. Estimativas da consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle são de que atualmente a taxa de imóveis comerciais vagos em Dubai esteja em 44%, o que deve aumentar para mais de 50% no próximo ano.
Segundo a CBRE, aproximadamente 450 mil metros quadrados de novos escritórios foram entregues em Dubai nos primeiros seis meses do ano. A previsão é que outros 600 mil metros quadrados sejam entregues até o final do ano, o que vai baixar ainda mais os preços de aluguéis.
Para atrair novos inquilinos, atualmente proprietários oferecem muitos benefícios. Além da redução no aluguel, segundo Green, os proprietários dão aos inquilinos carência no pagamento e alguns até financiam a reforma do escritório antes da empresa entrar no imóvel.
*Tradução de Mark Ament

