São Paulo – A área de exposições do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes conta com uma sala do café, espaço de networking onde as empresas e visitantes podem interagir por meio de uma reunião intermitente no Zoom, e é lá que a maioria dos contatos está sendo feita. O fórum começou nesta segunda-feira (19) e seguirá até esta quinta-feira (22), com promoção da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com a União das Câmaras Árabes e Liga Árabe. Além de exposição, há plenária com debates.
De acordo com a analista de projetos e desenvolvimento de negócios da empresa de logística marítima Unimar, Juliana Caetano, as apresentações das empresas pelo cafezinho estão rendendo muitos contatos com visitantes e entre os próprios expositores do evento. “É a sala com maior movimento, já chegou a ter quarenta pessoas ao mesmo tempo, dependendo do horário”, informou. As pessoas entram na sala e são convidadas por representantes da área comercial da Câmara Árabe a se apresentar e deixar seus contatos no chat. A partir daí, diversas reuniões já foram marcadas. A Unimar oferece soluções em logística, agência marítima, frete aéreo e marítimo, inteligência de mercado e logística.
O gerente de projetos e desenvolvimento de negócios da Unimar, Pedro Oliveira, contou à ANBA em reunião virtual na plataforma que já tiveram cerca de dez reuniões, inclusive com empresas do Egito e da Arábia Saudita. “Os sauditas estavam interessados em açúcar, e falamos com uma empresa egípcia de fomento de negócios do governo”, disse.
Segundo o executivo, a área de exposições virtual é uma experiência totalmente nova. “Pode não estar sendo a quantidade de contatos que esperávamos, mas a qualidade dos contatos está muito boa, está sendo uma experiência muito rica”, disse. Ele informou ainda que fez reuniões com empresas de água mineral, proteína animal, bancos e trading de mercadorias diversas. Os encontros virtuais da Unimar ocorreram também internamente, entre as empresas expositoras, como a Private Cosméticos.
O auxiliar de exportação da Private Cosméticos, Márcio Gabriel, informou à ANBA em reunião virtual que o primeiro dia foi de calmaria, mas que as reuniões e contatos estão fluindo melhor desde ontem e que hoje, quarta-feira (21), está sendo o melhor dia em termos de visitas. “Não dá para comparar com a feira física, mas no café estamos encontrando bastante gente e fazendo bons contatos, é por lá que estamos conversando mais com o pessoal, você vê quem está entrando, as pessoas se apresentam e de lá conseguimos marcar reuniões com potenciais clientes”, disse.
Segundo ele, foram feitos dez contatos em potencial, e cinco desses estão em negociação. “Fizemos um contato ótimo da Arábia Saudita, que está buscando um produto específico, de reconstrução capilar. Também estamos conversando com uma empresa de Portugal”, disse Gabriel. Na foto acima, Ali Darwish, da área comercial (esq.), Márcio Antonio, CEO da empresa e pai de Márcio Gabriel (centro), e Márcio Gabriel (dir.).
O diretor executivo do Banco BS2, Carlos Eduardo Andrade, disse que participar de um evento dessa amplitude é muito mais do que buscar negócios. “Entendemos que, a partir de agora, o Banco BS2 começa a construir parcerias longevas e frutíferas com a comunidade árabe. Um exemplo prático é que o BS2 se tornou o banco parceiro da Câmara Árabe no projeto de validação de documentos por Blockchain, o que abre uma série de possibilidades e permite trazermos mais inovação para o sistema”, contou Andrade.
Para o evento, o banco fez pela primeira vez um estande virtual, com a apresentação do produto carro-chefe, o câmbio. “Já começamos conversas estruturadas com uma série de empresas e estamos bem confiantes de estabelecermos um novo patamar para o banco junto a este público”, completou o diretor.
A gerente comercial da Câmara Árabe, Daniella Leite, disse que está muito feliz com a interação na área do café. “Quando estávamos desenvolvendo o projeto, pensamos realmente nessa área como um ponto de encontro de executivos brasileiros e árabes, que estariam passando pelo fórum e gostariam de conhecer mais pessoas e também se apresentar. E é justamente isso que está ocorrendo, temos acompanhado o networking e os negócios que vêm acontecendo entre nossos associados. Temos mais um dia e acreditamos que teremos ainda mais novidades”, disse.
Fabiano Furlan, gerente de exportação do frigorífico Prima Foods, informou que os contatos estão fluindo bem na área de exposições. “Foram poucos contatos até agora, mas atendemos pessoas dos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Catar. Ainda não fechamos negócios, mas a plataforma tem funcionado bem”, declarou à ANBA.
“Tivemos inúmeras reuniões nacionais e internacionais durante o evento, muitas visitas e negociações em andamento”, informou o CEO da certificadora SIILHalal Chaiboun Darwiche, que também está expondo.
Além das empresas supracitadas, são expositoras no evento virtual a BRF, Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi (Kizad), Tradeling, Fambras Halal, Egyptian Exporters Association (Expolink), Neom, JBS, Qualitá Group, Banco BS2, Porto do Itaqui, Cdial Halal, Autoridade da Zona Franca do Aeroporto de Dubai (Dafza), Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA), Soma Mater e a TV Bandeirantes. A&G Solution é patrocinadora do espaço do café. Os visitantes também podem acessar o estande da Câmara Árabe, onde a equipe da área comercial da instituição está disponível para atender.
Acompanhe cobertura completa do evento no site da ANBA.