São Paulo – A alta gastronomia é uma importante vitrine para produtos de alta qualidade como os cafés gourmets nacionais, que a cada ano conquistam mais consumidores ao redor do mundo. Os chefs brasileiros, por sua vez, vem marcando presença em importantes campeonatos internacionais. Um exemplo disso é que, a partir de hoje (25), duas equipes brasileiras vão disputar em Lyon, na França, o "Concours Mondial de La Cuisine Bocuse D´or", considerada a "Copa do Mundo" dos chefs de cozinha e a "Coupe du Monde de La Pâtisserie", promovido pelos organizadores como o maior espetáculo da confeitaria do planeta.
Ambos os certames ocorrem dentro do Salon International de La Restauration & L´Hotellerie (Sirha), que começa neste final de semana. Para viabilizar a participação, as equipes contam com o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), por meio do Programa Setorial Integrado (PSI) que apóia o programa ‘Cafés do Brasil’, cujo objetivo é estimular a exportação de café torrado e moído.
A equipe que disputará o La Pâtisserie é chefiada por Rafael Meira Barros e concorre hoje e manhã (25 e 26), disputando com 22 outros países. Já a equipe que competirá o Bocuse D´Or tem à frente o chef Mauro de Freitas Barros e se apresentará na terça e quarta-feira (27 e 28), concorrendo com outros 24 países participantes
O suporte às equipes brasileiras está sendo feito por meio de um convênio entre Apex e Associação Brasileira da indústria de Café (Abic) e Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga). O objetivo é promover o café do Brasil na área gastronômica e junto aos chefs e críticos estrangeiros, importantes formadores e multiplicadores de opinião.
Equipes
As equipes do Brasil, coordenadas pelo chef Jorge Monti de Valsassina, são formadas pelos seguintes profissionais: Bocuse D´or (Cozinha) – Mauro Jorge de Freitas Barros, Marcelo Pinheiro Nunes, Manoela Leão, David Jobert e Cristian Jean-Marie Formon; Pâtisserie (Confeitaria) – Rafael Meira Barros, Dario Vianna, Ramiro Bertassin Silva e Cledivaldo Adja de Lima.

