São Paulo – A primeira edição da feira World of Coffee realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, rendeu US$ 2,63 milhões em negócios para brasileiros. Foram 19 as marcas que atuam com cafés especiais, categoria mais alta de qualidade para o produto, e que foram ao evento em ação organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
A feira é realizada pela Specialty Coffee Association (SCA), e aconteceu de 12 a 14 de janeiro. Além dos negócios já fechados, a BSCA estima que mais US$ 20,72 milhões devem ser gerados ao longo dos próximos 12 meses.
A missão rendeu 660 contatos profissionais com potenciais compradores de todo o Oriente Médio e da Europa presentes no evento, sendo 561 novos. O espaço brasileiro também recebeu a visita do emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
Além de estande próprio, o País contou com a promoção dos cafés especiais através de sessões de cupping, prova profissional de cafés, e rodadas de negócios. Para a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, a participação de famílias e crianças no evento também apresentou um cenário promissor para a evolução do consumo. “Esse é o futuro do consumo e tivemos uma indicação muito interessante nos Emirados Árabes”, comenta.
A ação é parte do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O projeto visa a promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo. Atualmente, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita são mercados-alvo para ações com cafés crus especiais, e nos Emirados as ações abrangem também os produtos da indústria de torrefação e moagem.