São Paulo – Caiu a participação das exportações nas vendas da indústria no primeiro trimestre deste ano em comparação com o último trimestre de 2012. É o que indicia a pesquisa Coeficientes de abertura industrial divulgada nesta quarta-feira (15) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O levantamento informa também que a participação dos produtos industriais importados no mercado interno chegou a 22% no período, um avanço de 0,4 ponto percentual na mesma comparação.
De acordo com nota divulgada pela CNI, o percentual das exportações nas vendas da indústria caiu de 20,6% nos últimos três meses de 2012 para 20,4% nos primeiros três meses deste ano, desempenho que interrompe a recuperação deste indicador iniciada no terceiro trimestre de 2010. O documento afirma que demanda fraca, a valorização cambial e queda nos preços são alguns dos motivos que levaram à redução na participação das exportações.
Na nota, o economista da CNI Marcelo Azevedo afirmou que as desonerações da indústria anunciadas pelo governo federal são insuficientes para reverter o desempenho e para aumentar a produtividade do setor. Ele disse também que o indicador revela perda de competitividade da indústria nacional em relação aos produtos importados.
De acordo com a pesquisa da CNI, a indústria extrativa foi aquela em que houve o maior aumento da participação dos produtos importados: 2,2% e participação total de 47,2% no setor no período. Ainda de acordo com a análise da CNI, se a economia brasileira voltar a crescer a taxas maiores o consumo de produtos importados deverá ser ainda maior.


