São Paulo – Caiu no primeiro trimestre deste ano a produção de carrocerias de ônibus da fábrica da Marcopolo no Egito. De acordo com o balanço do primeiro trimestre do ano divulgado nesta segunda-feira (7) entre janeiro e março foram produzidas 52 unidades na filial egípcia. No mesmo período de 2011 foram feitos 60 ônibus. A meta da empresa quando inaugurou a fábrica no país era produzir mil unidades por ano, mas os planos foram prejudicados pela queda na atividade econômica em consequência da Primavera Árabe.
De acordo com o diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, Carlos Zignani, as turbulências políticas do Egito, que começaram em 2011, prejudicaram as operações de fábrica ainda nos primeiros anos de vida. A unidade começou a funcionar em agosto de 2009. Por isso, o impacto negativo da baixa produção não afetou os resultados de toda a empresa. "No ano passado, a receita gerada lá foi inferior a 1% do faturamento da Marcopolo", disse.
Mesmo assim a filial de Suez, que é resultado de uma parceria com a empresa GB Auto, deixa de trazer dividendos ao grupo. "Por causa dos problemas, os clientes não tiveram confiança em renovar sua frota. O setor de turismo foi muito prejudicado, então não compraram ônibus, a quantidade de crédito disponível caiu e não tivemos encomendas. Tudo isso influenciou nos resultados", diz o executivo.
Zignani acredita que a situação não deverá melhorar até o fim de 2012, mas afirma que o Egito tem grande potencial de gerar resultados à Marcopolo no futuro. "O país é um grande consumidor de ônibus, tem muitas relações comerciais com os países do Oriente Médio e tem uma população de 80 milhões de pessoas. Estamos desenvolvendo uma nova família [de veículos] para responder rápido à demanda quando ela vier. É questão de tempo", diz.
A fábrica egípcia ainda não trouxe os resultados esperados, mas outras plantas da Marcopolo tiveram um bom desempenho nos três primeiros meses do ano. É o caso da filial da Índia, que produziu 2.095 unidades neste ano, 66% a mais do que no primeiro trimestre de 2011, quando foram feitas 1.262 veículos.
No geral, a Marcopolo fabricou 7.589 ônibus no primeiro trimestre, um aumento de 10,3% em relação aos 6.881 fabricados entre janeiro e março de 2011. No período, a empresa obteve faturamento de R$ 880,7 milhões, 15,7% superior ao primeiro trimestre de 2011, e lucro líquido de R$ 78,4 milhões, 3,4% maior do que na comparação com mesmo período do ano anterior. A meta para 2012 é faturar R$ 3,6 bilhões e fabricar 32.500 ônibus. A empresa esperar obter a maior parte das vendas nos mercados interno, da América Latina e da costa oeste da África.