Geovana Pagel
São Paulo – Os designers de sapatos brasileiros foram buscar na natureza inspiração para as combinações da próxima estação. Este ano o tema é o natural, com elementos étnicos, indígenas, cores da terra, palha, juta, em contraste com apliques de pedrarias, couro metalizado e bordados. "É o contraste da palha com a pedra. Do natural com o precioso", explica Kênia Domingos, designer da grife mineira Spatifilus.
Segundo a designer, é justamente esta mistura que garante o diferencial da coleção primavera-verão 2005/2006, que será lançada na Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), que vai ocorrer de 19 a 22 de julho em São Paulo.
As coleções inspiradas na riqueza da fauna e flora, nas pedras brasileiras e no artesanato nacional, tão familiares aos consumidores do mercado interno, adicionam um alto valor ao produto no exterior. De acordo com o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, esta é a única feira do setor no país que incentiva o desenvolvimento de um design verdadeiramente brasileiro de calçados.
"Esta é uma das apostas dos fabricantes nacionais para driblar as dificuldades na formação de preços dos calçados no mercado externo, e a queda das exportações em virtude da valorização do real frente ao dólar", disse ele. O setor de calçados é um dos mais têm sofrido com a valorização da moeda brasileira, que torna os produtos nacionais mais caros no exterior.
Só para se ter uma idéia, entre janeiro e maio de 2005 o país exportou 10 milhões de pares de calçados a menos, comparado com o mesmo período de 2004. Foram 89,6 milhões de pares, contra os 99,8 milhões de pares no ano passado.
Apesar da baixa no volume das exportações, o faturamento não teve o mesmo comportamento. De janeiro a maio, as exportações renderam US$ 765,9 milhões, contra US$ 707,2 milhões no mesmo período de 2004. O motivo foi o aumento do preço médio do par do calçado vendido no exterior.
Tendências de cores e modelos
A aposta da Spatifilus é nas cores com predominância dos tons secos, verde cítrico, laranja, azul turquesa, amarelo, tons de terra, rosa coral. "As sandálias tipo Anabella são o ponto alto da coleção. Com costura, com bico arredondado, com curvinha no salto, ou seja, de todas as formas e todas as alturas", explica a designer Kênia Domingos.
Os sapatos finos ganharam solado antiderrapante e saltos coloridos; a linha "festa", tecido floral nas palmilhas e pedraria. As cores ficam entre dourado, preto e prata-velha. São utilizados também tons neutros, como champanhe e rosa suave com tecido floral na palmilha. As sapatilhas que, segundo Kênia, já fizeram sucesso no outono/inverno, aparecem mais leves e coloridas e com estampa nas palmilhas. Algumas com aplique de flores.
De acordo com a designer, uma das novidades é o couro escovado, que permite suavidade na coleção, que ainda possui sapatos inspirados em peles de animais. A linha "bicho solto" inclui imitações de pele de onça, cobra e jacaré.
Kênia também criou sua marca própria de bolsas, a Josefine. "São bolsas mais sofisticadas, com materiais selecionados, bem trabalhados, com apliques de pedraria. Uso ainda muito tecido com brilho e couro com estampa de cobra", comenta. Segundo ela, a sensação serão as bolsas estilo "da vovó", com fecho de metal, com argolas e correntes. Criada em outubro de 2004, a Josefine já envia para o exterior 20% de sua produção semanal de 200 bolsas. Estados Unidos e Porto Rico são os importadores.
Artesanal
Outra grife mineira que estará presente na Francal é a Paula Bahia. Com produção mensal de apenas cinco mil pares de calçados, a grife tem suas peças em vitrines da rede portuguesa Lanidor e em diversas butiques da Europa, Austrália, Estados Unidos, África do Sul e Porto Rico e será uma das 11 empresas que estarão participando do Espaço Design Nacional, espaço especial dentro da feira reservado para empresas com produtos personalizados, confeccionados de maneira praticamente artesanal.
"Nossa coleção é em cima do étnico, do rústico. Sandálias desde rasteiras até saltos bem altos, com muitos detalhes em pedrarias, taxas e flores", explica a designer e dona da marca, Paula Bahia. A marca vai apresentar 150 modelos, com predominância dos tons de terra, amarelo, laranja e coral.
Elaine Grams, estilista da Rafitty, fabricante de bolsas com sede em Campo Bom (RS), explica que as bolsas também seguem a tendência natural, com tons terra, coral e verde. "A maior demanda será por bolsas de tamanho médio e grande. As alças ficaram mais curtas, predominam as bolsas de mão", explicou.
Além disso, a empresa vai apresentar sua linha tradicional, de material sintético personalizado com a marca RR. "Dentro desta linha, serão lançadas bolsas com bordado floral e a linha "palha", com flores de couro aplicadas", disse.
Na parte de calçados masculinos, a Galvani, de Franca (SP), apresenta sua linha mais tradicional com modelos clássicos, com diversidade de marrons e preto, a linha jovem de sapatênis e a grande novidade da empresa para a edição da Francal deste ano: a linha Adventure, para a prática de esportes de aventura.
"Apostamos no conforto e na inovação em materiais alternativos e apropriados para a prática de esportes, inclusive na água", explica o diretor Norival Galvani. Segundo ele, foram desenvolvidas até palmilhas ortopédicas para garantir maior conforto aos esportistas.
A feira
A Francal 2005 vai ocupar 44 mil metros quadrados no Pavilhão de Exposições do Anhembi, deverá reunir cerca de mil empresas expositoras e 60 mil visitantes.
Dos 54 mil visitantes da edição do ano passado, 27 mil eram lojistas, público interessado em fazer negócios. Também compareceram 3 mil importadores representando mais de 100 países, o que está de acordo com a estratégia da indústria calçadista de abrir novos mercados para o produto brasileiro.
A Francal é considerada o grande encontro anual de toda a cadeia produtiva com o mercado comprador. Participam do evento desde os maiores fabricantes de calçados, acessórios de moda, equipamentos, tecnologia e componentes para calçados, até as pequenas e médias empresas desses segmentos, que buscam o crescimento e o fortalecimento de seus negócios.
Serviço
Francal 2005
Período: De 19 a 22 de julho de 2005, das 10h às 20h (dia 22, das 10h às 17h)
Local: Anhembi, São Paulo, SP
Informações: + 55 (11) 4689-3100
Site: www.feirafrancal.com.br

