Geovana Pagel
São Paulo – Entre os 33 mil visitante que já compareceram à Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, Couromoda 2004, nos primeiros dois dias do evento, importadores árabes percorrem os estantes dos 915 expositores da 31.ª edição da feira e fecham os primeiros negócios.
Da Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes, o compradores são das empresas RNA Resources Group – Landmark Group e Abdul Ghafoor Amin & Co. A Landmark Group é uma das maiores redes de varejo do Golfo Arábico, com 194 lojas espalhadas pelo próprio Golfo além da Índia, Líbano e Chipre. Uma de suas companhias associadas é a Shoe Mart, com 32 lojas em locais como Omã, Kuwait, Emirados Árabes, entre outros.
Já a Abdul Ghafoor Amin & Co, da Arábia Saudita, é uma das maiores importadoras de calçados do Oriente Médio, movimentando mais de 10 milhões de pares por ano e importa produtos do Brasil desde 1980.
Ontem (14), a calçados Ferracini, de Franca, fechou um pedido com o distribuidor Anwar Al-Qatami & Company, do Kuwait, que também anda pesquisando modelos, qualidade e preço pelos estandes da Couromoda.
O mundo árabe já é um velho e ótimo cliente. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados(Abicalçados), as exportações de calçados para os Emirados Árabes Unidos saltaram de US$ 1,1 milhão, em 2000, para US$ 5,5 milhões, em 2003, um aumento de 500% .

