Marina Sarruf
São Paulo – Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, a Calçados Bibi adicionou mais um país árabe na lista de destinos das suas exportações. A empresa já vendia para seis países árabes e no primeiro semestre deste ano passou a exportar também para os Emirados Árabes Unidos. Entre os países da região que já compravam os sapatos da indústria brasileira estão Arábia Saudita, Kuwait, Líbano, Egito, Catar e Omã.
Hoje, os árabes representam 11% do volume de exportações da empresa e estão em terceiro lugar entre os principais importadores. "As vendas para os países árabes estão sendo bem positivas. Até o ano passado a região representava 5% das nossas exportações", afirmou a gerente de exportação da Calçados Bibi, Andréa Kohlrausch. A empresa tem 25% de sua produção voltada ao mercado externo.
A projeção da empresa para este ano é exportar 950 mil pares de sapatos para mais de 50 países. Desse total 104,5 mil irão para os países árabes. De acordo com Andréa, as sandálias são os produtos mais exportados para a região, que tem um clima muito quente. "Eles importam desde as linhas de bebês até a linha kids (que vai até os 12 anos) tanto para meninos quanto para meninas", disse a gerente.
Os contatos da Calçados Bibi com representantes de países árabes se deram pelas principais feiras internacionais, além de visitas do gerente de mercado da empresa aos clientes árabes, que, segundo Andréa, vão se intensificar cada vez mais. A primeira remessa de sapatos para Dubai, nos Emirados, foi enviada durante o primeiro semestre deste ano, após uma visita do gerente de mercado ao país.
As exportações da empresa começaram em 1994, mas até o ano 2000 eram voltadas 100% para a América Latina. "Nesses últimos anos começamos buscar novos países", explicou Andréa.
Atualmente a América Latina se encontra em primeiro lugar no ranking de destino das exportações da empresa, com 54% das importações, o mercado europeu representa 35% e os países árabes 11%. "O mercado árabe é bem promissor", disse a gerente.
De acordo com Andréa, as exportações para os países árabes devem ficar em torno de US$ 1 milhão este ano. A previsão de faturamento da empresa para este ano está em torno de R$ 100 milhões.
55 anos no mercado
A matriz da fábrica gaúcha, fundada em 1949, fica na cidade de Parobé. A empresa possui também uma fábrica no município de Cruz das Almas, na Bahia. Conta com 1.467 funcionários e mais 400 empregados terceirizados. A produção estimada para este ano é de 3,8 milhões de pares de calçados infantis. A numeração abrange desde o zero, para os primeiros meses de vida, até tamanhos para adolescentes com 12 anos de idade.
Contato
www.bibi.com.br
Tel: +55 (51) 523-3344

