São Paulo – As botas e sapatos de segurança da empresa Bompel, do Paraná, estão chamando a atenção dos visitantes da feira DBX Sulaimaniyah International Tradeshow, no Curdistão. As amostras estão expostas no estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com a Embaixada do Brasil no Iraque.
"Os calçados estão entre os produtos mais procurados no estande", afirmou o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que está na feira. Segundo ele, as pessoas param para olhar os calçados e saber mais informações do produto. Essa é a primeira vez que a Bompel mandou amostras para a feira do Curdistão. No ano passado, a empresa participou de uma mostra em Dubai, nos Emirados Árabes.
"Vemos um potencial no mercado árabe e vale a pena investir", afirmou a analista em Comércio Exterior da Bompel, Marta Salvador. De acordo com ela, a empresa já exportou para Jordânia no passado e agora está voltando a iniciar os contatos com o mercado árabe. "São países que exigem um trabalho diferenciado", acrescentou a analista.
A Bompel, que tem capacidade de produzir 7,5 mil pares por dia, exporta cerca de 20% de sua produção para países da América do Sul, Central e do Norte, além de realizar vendas esporádicas para Europa e África.
De acordo com Alaby, importadores de frango e açúcar também procuraram o estande brasileiro. Representantes da trading brasileira Alliance, do setor lácteo, também participam da feira e realizaram muitos contatos.
A DBX Sulaimaniyah International Tradeshow, que começou terça-feira (11) e termina neste sábado (14), reuniu cerca de 400 expositores, de vários países, como Irã, Turquia, Síria, Arábia Saudita, Alemanha e Japão.

