São Paulo – Quando decidiu fundar uma empresa de calçados infantis, Luiz Hoffmann tinha muita experiência e uma boa dose de coragem. A experiência vinha dos 15 anos nas áreas industrial e comercial da famosa Ortopé, que tinha sede na Serra Gaúcha. E coragem porque, ele já sabia, empreender no Brasil requer doses altas de bravura. A empresa começou com sete colaboradores, algumas máquinas usadas e muita força de vontade – 26 anos depois, e com 150 funcionários, a Bloompy é uma marca presente em todo o Brasil e que exporta 35% de sua produção mensal de 40 mil pares de calçados.
“Completamos 26 anos no dia 23 de janeiro, motivo de muito orgulho para nós. Sabemos que o tempo médio de duração de uma empresa no nosso país é bastante abaixo deste número, afinal o cenário para o empreendedorismo no Brasil é muito desafiador”, celebra Lázaro Hoffmann, filho de Luiz, e responsável pela parte comercial e pelo desenvolvimento de parceria com fornecedores.
Juntos, pai e filho também acompanham diretamente o setor de desenvolvimento de novos produtos. “Acreditamos que este setor é a chave para o crescimento e gestão saudável do nosso negócio”, diz o filho. Nos últimos anos, eles deram uma repaginada nos lançamentos e, no ano passado, a empresa passou por um rebranding: adotou o slogan “Livre para crescer” e uma publicidade focada em crianças brincando ao ar livre – um contraponto ao excesso de uso de telas da geração atual.

Como a marca foi fundada em 2000, os empresários sentiram a necessidade de acompanhar a mudança no comportamento do consumidor, assim como o design e as tecnologias empregadas. “Sentimos que estava na hora da marca evoluir também. Trouxemos uma pegada mais moderna para ela, mas sempre enaltecendo o melhor da infância, que são as brincadeiras ao ar livre, rodeada de amigos, natureza e encanto.”
Inspirada na Ortopé, desde sua criação a empresa é focada em calçado infantil. “É um segmento muito específico, que exige foco, cuidado e estudo no desenvolvimento. Trata-se de um pezinho muito sensível, que precisa crescer com saúde, segurança e conforto”, diz Lázaro. “É muito gratificante saber que participamos dos primeiros passos de uma criança, das primeiras brincadeiras, dos primeiros dias na escola… São estes momentos que tornam a nossa missão tão nobre.”
A Bloompy trabalha com três grupos de numeração, chegando a atender até um público adolescente: Nenê, cuja numeração vai do 16 ao 23; Bebê, do 20 ao 27; e Infantil, do 28 ao 37. O nome, o mesmo desde quando a fábrica começou a operar, foi pensado para ser algo divertido, cara de criança. “Queríamos um nome autêntico, que fosse único, e que remetesse ao melhor da infância: diversão, movimento, brincadeiras e alegria. Daí, surgiu Bloompy!”.
A empresa ganhou recentemente mais um membro da família em seus quadros. O irmão mais novo de Lázaro, que concluiu o Ensino Médio em 2024 e está cursando Engenharia de Produção da faculdade, começou a trabalhar na empresa.
Exportação
A marca é vendida online, embora a própria Bloompy ainda não opere no e-commerce. E, através dos representantes comerciais, a distribuição atende boa parte do território nacional. Por conta da proximidade geográfica, o Rio Grande do Sul é o estado mais forte em vendas.
Hoje, os 35% que são exportados vão com mais frequência para a Argentina e o Equador e, com menos frequência, para Uruguai, Bolívia e Colômbia. “Também operamos no Oriente médio e Norte da África há mais de 10 anos. Percebemos que o nosso principal apelo no produto, que é o conforto, tem agradado os consumidores de lá. Desde o início da operação, já trabalhamos com clientes da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Omã, Líbia e Argélia”, conta Lázaro.
Foi a constante participação em feiras internacionais que colocou os gaúchos em contato com importadores de todo o mundo. “Além disso, temos um parceiro que nos representa no exterior há 12 anos, possibilitando negócios com esses parceiros do Oriente”, diz.
Leia também:
Brasil pode ampliar venda de calçados aos Emirados
*Reportagem de Débora Rubin, em colaboração com a ANBA


