São Paulo – Fabricante de calçados masculinos, a Jovaceli encontrou no calor do Oriente Médio um nicho de mercado para exportar seus produtos. A empresa exporta sapatos e sandálias apropriados para o verão forte da região, com vendas para lojistas nos Emirados Árabes Unidos e no Kuwait.
"Vendemos sapatos para o calor. São sapatos sem forro e sandálias. Eles são feitos de couros macios e leves. Quanto às cores, eles só compram preto e café", conta José Luiz Malta, proprietário da Jovaceli. Pequena empresa, a Jovaceli nunca participou de feiras no exterior, mas busca inspiração no mercado internacional para criar seus calçados.
"Fazemos uma vez por ano uma viagem para a Europa. Nós buscamos tendências para desenvolver o nosso produto no Brasil", revela Malta. Atualmente, a produção da Jovaceli gira em torno de 15 mil pares de calçados por mês. Os Emirados e o Kuwait são, por enquanto, os únicos países para os quais a empresa exporta. Do total produzido, cerca de 5% vai para os clientes árabes.
Segundo Malta, as vendas para o Kuwait começaram há cinco anos e ocorrem frequentemente. Já as vendas para o cliente dos Emirados tiveram início em 2011 e desde lá foram fechados dois pedidos.
De acordo com o empresário, a indústria tem capacidade para exportar até 10% de sua produção. "Seria interessante aumentar porque há temporadas em que o mercado interno é fraco e poderíamos preencher [com as exportações]", diz.
No Brasil, a Jovaceli vende seus produtos em lojas multimarcas e também em sua loja própria no Shopping do Calçado de Franca. Fundada em 1989, a empresa conta com 60 funcionários.
Contato
Jovaceli
Tel.: +55 16 3724-6400
E-mail: jovaceli@jovaceli.com.br
Site: www.jovaceli.com.br

