São Paulo – Com uma produção de 12 mil pares de calçados por dia, a Calçados Pegada dedica 10% de sua produção ao mercado externo. Desse total, 25% vão para Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Omã e Arábia Saudita. Este último, aliás, absorve 50% das exportações ao Oriente Médio.
Segundo Juliano Fontes, trader da empresa, as vendas aos árabes começaram há dez anos, com a participação na feira de calçados GDS, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha. Além dos países árabes, a Calçados Pegada exporta ainda para Europa, América do Sul e América Central.
A empresa possui duas fábricas, a sede fica na cidade de Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul, e a segunda unidade fica em Ruy Barbosa, na Bahia. As vendas para o mercado árabe são feitas por meio de distribuidores. Cada país possui ao menos um, com exceção da Arábia Saudita, com três distribuidores. Os produtos são vendidos em shoppings e lojas de rua. “Temos clientes que distribuem e possuem lojas próprias”, conta Fontes.
Para o trader, o conforto dos calçados da marca é o que mais atrai os árabes para as sandálias e os sapatos brasileiros. “Na sandália, por exemplo, a palmilha é ortopédica, e eles gostam muito disso.”
Fontes diz que a crise financeira mundial fez com que a empresa sofresse com as exportações. Assim, diz não saber precisar o quanto pode aumentar o comércio com os árabes. No entanto, quando perguntado se existe possibilidade de crescimento, ele não hesita: “Claro que tem condições.”
A Calçados Pegada foi fundada em 1989. Além das linhas de sapato social e de sandálias, produz ainda sapatênis e calçados casuais. Entre empregos diretos e indiretos, a empresa oferece trabalho a quatro mil pessoas.
Contato
Calçados Pegada
Target Importadora e Exportadora
Tel: +55 51 3543-1163
E-mail: juliano@targetexport.com.br
Site: www.pegada.com.br