Cidade do Kuwait – O Kuwait anunciou, em comunicado do Ministério da Eletricidade, Água e Energia Renovável, que fará cortes temporários de energia em horários de pico de consumo em determinadas partes do país, em um esforço para atender ao aumento de demanda ocasionado pelo calor extremo do atual verão. Os cortes poderão ser de até duas horas por dia, de acordo com a pasta.
O ministério atribui a medida à incapacidade das usinas de atender ao crescimento da demanda nos horários de pico, em meio à alta nas temperaturas em relação ao mesmo período de anos anteriores. A pasta publicou, nesta quinta-feira (20), um calendário com os cortes esperados em várias partes do país e convocou a população a racionar o uso de energia para aliviar a carga das centrais elétricas.
Um dos maiores produtores de petróleo bruto da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Kuwait é considerado um dos países desérticos mais quentes do mundo. Nos últimos anos, as mudanças climáticas tornaram o auge do verão mais quente e mais longo no Kuwait. O calor aumenta a necessidade de aparelhos de ar-condicionado, que já são muito usados no país.
Temperaturas
De acordo com o Departamento Meteorológico do Kuwait, as temperaturas se aproximaram de 50 graus Celsius (122 graus Fahrenheit) nesta quinta-feira. O astrônomo e cientista Adel Al-Saadoun, do Kuwait, disse que o que o país vive atualmente é decorrente das alterações climáticas e que as temperaturas devem ficar acima da marca dos 50 graus Celsius nos próximos dias.
Leia também:
Marrocos teve o janeiro mais quente já registrado
É proibida a reprodução deste conteúdo.