São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira assinou termo de adesão ao Pacto Global das Nações Unidas na manhã desta quinta-feira (22), durante o último dia do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. O presidente e a gerente de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Rubens Hannun e Fernanda Baltazar, participaram da conferência com a presença virtual do secretário-geral do Pacto Global das Nações Unidas no Brasil, Carlo Pereira (foto acima).
Lançado no ano 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para que as empresas alinhem suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
As organizações que aderem ao Pacto Global se comprometem a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações, como a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente, o direito à negociação coletiva no ambiente de trabalho, o fim da discriminação por gênero, ter ações preventivas com relação ao meio ambiente, o combate à corrupção em todas formas, entre outros.
Além disso, as empresas têm acesso a diversos benefícios que contribuem para a inserção da sustentabilidade no dia a dia da operação e para ampliar a competitividade dos negócios em um mundo em acelerada transformação.
O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com cerca de 14 mil membros em 70 redes locais, que abrangem 160 países. A Rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior do mundo, com mais de 950 membros.
Acompanhe cobertura completa do fórum no site da ANBA.