São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira participa do primeiro fórum FII Priority, que é realizado nesta semana no Rio de Janeiro, com apoio institucional. A entidade recebeu um encontro preparatório do evento, no final de abril, e atuou na organização de agendas paralelas a ele. De acordo com o vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Mourad, a instituição deverá realizar novas atividades em decorrência desta primeira edição.
“A Câmara Árabe fez um apoio institucional muito forte, com muito empenho em organizar encontros paralelos e fomos reconhecidos por isso. Acho que [outras ações em decorrência do FII] vão acontecer, relações de troca irão aumentar. Já confirmaram outra edição do evento para o ano que vem no Rio e vão precisar da Câmara Árabe, que também foi convidada para a edição que será realizará em outubro em Riad [capital da Arábia Saudita]. Será a maior de todas as edições”, afirmou Mourad.
Transição ecológica e inovação na agenda do evento
Criado pelo Future Investment Initiative Institute (FII Institute), da Arábia Saudita, o FII Priority é um encontro de líderes e tomadores de decisões que discutem diversos desafios e oportunidades para o futuro. Já foi realizado em Miami, nos Estados Unidos, e em Hong Kong, no ano passado. Miami sediou uma outra conferência em 2024. Nesta edição brasileira, o tema central é “Investir com dignidade” e explora, nos discursos e apresentações, a transição ecológica, a tecnologia e a inovação.
Na abertura oficial do evento, nesta quarta-feira (12), no Copacabana Palace, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), enfatizaram o discurso de que o País é um ator global, consolidado e não somente uma nação emergente.
“Todos levaram uma mensagem otimista de trazer investimentos para o Brasil, para que confiem no Brasil, que não é mais um país emergente, mas, sim, uma nação consolidada. Essa foi a principal mensagem que eles transmitiram”, afirmou Mourad.
Em três dias de evento, CEOs de grandes empresas, ex-presidentes de países latino-americanos, pesquisadores e acadêmicos participarão de debates e farão palestras. Entre os convidados, estão o ex-ministro e diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, o apresentador de TV Luciano Huck e o governador do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita e Chairman do FII Institute, Yasir Al-Rumayyan.
O FII foi criado em 2017 pela Arábia Saudita e é frequentemente chamad de “Davos no Deserto” em referência à cúpula global realizada nos primeiros meses do ano na cidade de Davos, nos alpes suíços.
Brasil e Rio: anfitriões de encontros globais
Diretora de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar afirmou que é importante para a instituição estar em um ambiente que reúne empresas e representantes de governo “extremamente relevantes” e lembrou que o Brasil e o Rio de Janeiro são os anfitriões, neste ano, da cúpula do G20, o grupo das maiores economias mundiais. Em 2025, Belém no Pará, lembrou Baltazar, sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30.
“É um bom momento para, também, entender sobre essas movimentações, conhecer a diversidade do setor privado brasileiro, árabe e internacional”, afirmou a executiva da Câmara Árabe.
Baltazar apontou, ainda, para os serviços que a instituição oferece para apoiar as empresas e ajudá-las a conectar seus negócios entre Brasil e países árabes. “Além disso, [a Câmara Árabe] possui dois escritórios internacionais regionais [em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e no Cairo, no Egito] que prestam todo apoio às empresas árabes e brasileiras e fazem um papel importante de relacionamento com governos e entidades setoriais. Dispomos de um ambiente que promove discussões relevantes e atuais com diferentes olhares para apoiar e direcionar o setor privado”, concluiu.
Além de Mourad e Baltazar, acompanham o FII Priority pela instituição, o vice-presidente Administrativo Daniel Hannun, o diretor Arthur Jafet, o diretor do escritório em Dubai, Rafael Solimeo, e o diretor de Novos Negócios, Estevão Margotti Carvalho.
Leia também:
Alckmin assina acordo de Defesa na Arábia Saudita
Chanceler se reúne com ministro saudita na Rússia