São Paulo – O diretor geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, deu nesta segunda-feira (04) uma palestra na Expodireto Cotrijal, feira agropecuária que ocorre na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Ele falou sobre os países árabes e do comércio do Brasil com a região.
“Eu falei sobre o potencial das exportações brasileiras, principalmente na área de alimentos; de cereais, proteínas e de outros produtos alimentícios”, disse Alaby. “Comentei também que os países árabes são grandes produtores de fertilizantes, que o Brasil importa”, acrescentou.
O público de cerca de 50 pessoas foi formado por exportadores de máquinas e produtos agrícolas e representantes de entidades do ramo. Alaby detalhou o trabalho da Câmara Árabe, de como ela pode auxiliar as empresas brasileiras interessadas em fazer negócios com os árabes, e das ações de promoção comercial que a instituição realiza este ano.
“Houve muitas perguntas, principalmente sobre os países do Golfo, de como negociar com eles”, afirmou o diretor geral. Os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) importam cerca de 90% de suas necessidades de alimentos. O bloco inclui Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.
O embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, também participou e falou sobre a agricultura em seu país. O diplomata é o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil.
Esta é a primeira participação da Câmara Árabe na Cotrijal e ocorre a convite da organização da mostra. Além de Alaby, estão na cidade gaúcha dois funcionários da entidade com a missão de atender interessados no mercado árabe. Eles dão assistência também a três empresários da Tunísia que estão na mostra. Nesta terça-feira, deverá chegar um representante de uma distribuidora de alimentos dos Emirados. O evento vai até sexta-feira (08).

