São Paulo – Executivos do escritório internacional da Câmara de Comércio Árabe Brasileira nos Emirados Árabes Unidos estiveram na última semana na Câmara de Comércio e Indústria de Fujairah para conversar sobre cooperação e formas de aproximar empresários de Fujairah e do Brasil. Fujairah é um dos sete emirados que compõem os Emirados, assim como Dubai, Abu Dhabi, Ajman, Ras al-Khaiman, Sharjah e Umm al-Quawain.
O presidente da Câmara de Fujairah, Saeed bin Suroor Al Sharqi, recebeu o assessor para os países do Conselho de Cooperação do Golfo, Iraque e Iêmen da Câmara Árabe, Shaheen Ali Shaheen, e o chefe do escritório da instituição, Rafael Solimeo. O escritório da Câmara Árabe fica em Dubai. Segundo Solimeo, a visita a Fujairah faz parte da estratégia da entidade de expandir sua atuação para todas as regiões dos Emirados Árabes.
De acordo com informações de Solimeo à ANBA, Fujairah tem uma localização estratégica nos Emirados Árabes Unidos, com saída para grandes rotas marítimas por meio do Golfo de Omã, o que pode interessar para as empresas brasileiras. O emirado, ainda não tão explorado pelos empresários brasileiros, apresenta várias oportunidades de negócios em setores como óleo e gás, rochas e construção, segundo o chefe do escritório.
Sharqi manifestou seu desejo de cooperar com a Câmara Árabe. Ele disse que a presença do escritório da entidade em Dubai proporcionará aos empresários de Fujairah oportunidades para encontros, trocas de ideias e criação de parcerias com empresários e investidores do Brasil. Ele convidou os brasileiros a visitarem Fujairah e conhecerem oportunidades de investimentos na indústria, comércio, turismo e serviços de logística, de acordo com informações publicadas na agência de notícias oficial dos Emirados, a Emirates News Agency (WAM).
Também participaram do encontro o primeiro vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Fujairah, Surour Hamad Obaid Al Zawhary, o secretário-geral Khamis Muhammed Al Ruli, o tesoureiro Khaled Khalfan Al Kaabi, o membro do conselho Saif Ali Saif Al Eter e o diretor-geral Sultan Jumba Al-Hendasi. Shaheen, da Câmara Árabe, contou a eles, no encontro, sobre os objetivos e a atuação da Câmara Árabe na região.