São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira irá prospectar possibilidades de novos negócios e projetos nos Emirados Árabes Unidos. De 18 a 28 deste mês, um representante da entidade irá participar de feiras e de reuniões no país do Golfo para avaliar a participação em eventos nos quais a instituição ainda não está presente e também para negociar parcerias com empresas locais.
As feiras visitadas serão a Beautyworld Middle East, de cosméticos, e a Middle East Stone, de pedras ornamentais. “A feira é do mesmo grupo que organiza a Big 5”, explica Rafael Solimeo, executivo de Negócios Internacionais da Câmara Árabe sobre a Middle East Stone. É ele quem viajará para os Emirados. “Temos muitos associados de granitos (empresas do ramo) que podem ter interesse em participar dessa feira, pois ela é bem específica”, avalia.
Na Beautyworld, o objetivo é avaliar o evento e trazer informações de mercado para as empresas de cosméticos associadas à Câmara. No dia 24, dois dias antes do início da feira, haverá ainda um workshop organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para as empresas nacionais. No evento, um representante da prefeitura de Dubai irá falar sobre as embalagens e os padrões de produtos que podem ser comercializados por lá.
Solimeo terá ainda reuniões com executivos dos supermercados Lulu, em Abu Dhabi, Al Maya e Choithrams, em Dubai. “Vamos falar sobre a possibilidade de organizarmos uma Brazilian Week nestes supermercados”, disse Solimeo. A Brazilian Week é um evento de promoção de produtos brasileiros, nos quais os alimentos nacionais ficam em evidência nas gôndolas das lojas durante cerca de uma semana.
“Já fizemos um evento destes no Sultan Center, no Kuwait, e deu muito certo. Além disso, o evento também impulsiona as exportações dos produtos brasileiros”, afirmou Solimeo.
Em Dubai, Solimeo irá reunir-se ainda com autoridades do Departamento de Controle de Alimentos do governo de Dubai. No encontro, ele irá tratar da vinda do CEO do órgão para a o Brasil para a realização de uma palestra sobre o padrão de embalagens de alimentos para comercialização nos Emirados e também sobre a importância da certificação halal, que garante que os alimentos foram produzidos de acordo com a lei islâmica. O assunto foi abordado anteriormente pelo CEO com o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, durante a feira Gulfood, em fevereiro, conforme noticiado pela ANBA.
Ainda naquele emirado, Solimeo também irá encontrar-se com executivos de grandes shoppings centers para negociar a participação de um nome reconhecido no setor no evento Latam Retail Show, que acontece em agosto, em São Paulo. O evento, organizado pela empresa Gouvêa de Souza, terá sua primeira edição e é voltado para o setor de varejo não alimentar da América Latina.


