São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira chamou as associações setoriais brasileiras para parceria durante a Expo 2020 Dubai, exposição universal que vai ocorrer nos Emirados Árabes Unidos entre 1º de outubro deste ano e 31 de março do ano que vem. O convite foi feito nesta quarta-feira (08) em encontro virtual do Comitê de Fomento de Negócios, uma iniciativa da Câmara Árabe que reúne representantes das entidades setoriais do país.
A Câmara Árabe quer engajar as associações no Fórum de Sustentabilidade Emirados Árabes Unidos – Brasil, que será realizado na Expo 2020 Dubai no dia 03 de outubro, e também na agenda que a instituição promoverá durante a exposição universal. A Câmara Árabe também estará à disposição para cooperar com as associações setoriais nas iniciativas que elas promoverão nos Emirados Árabes durante a Expo 2020 Dubai.
O objetivo é fazer com que as entidades setoriais e seus associados se beneficiem dos contatos que o Fórum de Sustentabilidade e que as demais ações da Câmara Árabe na exposição podem trazer. O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, afirmou que o fórum deve trazer impactos positivos ao relacionamento entre os países árabes e o Brasil, além de gerar oportunidades de negócios e parcerias na agenda da sustentabilidade.
“É uma pauta extremamente importante que cada vez mais é cobrada pelo consumidor final, pelas empresas, por investidores, governos, e que traz uma agregação de valor aos produtos e para a comunidade do país”, disse a gerente de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, sobre a sustentabilidade. O secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, chamou as associações para levarem à região produtos de valor agregado.
O Fórum de Sustentabilidade terá como foco discutir as principais sinergias entre os dois países na agenda de sustentabilidade e identificar oportunidades para parcerias, boas práticas, fomento a novos negócios e investimento na área. Os temas serão alguns dos que já permeiam a relação Brasil-Emirados, mas com foco em sustentabilidade, como a segurança alimentar. Também serão abordados sustentabilidade econômica e empresarial e experiências de liderança, além de parceria em inovação e tecnologias digitais para o desenvolvimento sustentável.
Leia mais sobre a Expo:
- Expo 2020 movimenta turismo de brasileiros a Dubai
- Ministério quer parceria de empresas na Expo 2020
- #Podcast 43 – Expo 2020 Dubai: Quais as oportunidades?
O fórum será promovido pela Câmara Árabe e a embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos e terá a presença do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, do ministro de Economia dos Emirados, Abdulla Bin Touq Al-Marri, da ministra de estado de Segurança Alimentar e Hídrica, Mariam bin Mohammed Almheiri, do presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, e do presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah Mohamed Al Mazrouei.
De acordo com Chohfi, é esperada a participação de empresários, tomadores de decisão, investidores e representantes de companhias e associações de classe brasileiros e árabes que desejam conhecer o mercado e estabelecer parcerias comerciais internacionais. Baltazar disse que o fórum será uma oportunidade para encontrar meios de trabalhar de maneira mais sustentável e com inovação nas pautas com os Emirados. O evento ocorrerá em formato híbrido e, portanto, também poderá ser acompanhado do Brasil por quem não puder viajar.
Muito mais na Expo 2020
A Câmara Árabe estará envolvida em uma série de outras ações durante a Expo 2020, como a visita do vice-presidente Mourão no início da exposição universal, a Semana do Espaço, a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, a Semana de São Paulo promovida pelo estado de São Paulo, a visita do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e uma ação do MCTI sobre o espaço voltada a mulheres.
A Câmara Árabe também vai promover uma missão empresarial na região durante a Expo, vai participar da realização de um seminário de ciência e tecnologia, de um fórum de investimentos, e de outras ações correlatas no período na região, como a abertura da feira Dubai Airshow e a edição da feira Gulfood, de alimentos. Também está prevista a inauguração do escritório da entidade no Cairo alguns dias antes da Expo 2020.
Os representantes de associações setoriais participantes do Comitê de Fomento de Negócios se mostraram dispostos a marcar presença no Fórum de Sustentabilidade e nas demais iniciativas da Expo. As conversas sobre o trabalho em parceria com a Câmara Árabe na exposição devem seguir nos próximos dias, segundo acertado no encontro. “Vai ser muito importante essa parceria para que possamos intensificar o comércio internacional com o mundo árabe”, disse o vice-presidente de Comércio Exterior da Câmara Árabe, Ruy Cury.
Os representantes das entidades também foram chamados a se planejar para outros momentos e atividades que envolvem o mercado árabe, como Global Halal Brazil Business Forum, que ocorrerá no mês de dezembro deste ano, e a Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Catar no ano que vem.