São Paulo – Após o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes 2022, evento que reuniu autoridades e empresários brasileiros e árabes nesta segunda-feira (04), a Câmara de Comércio Árabe Brasileira realizou jantar para comemorar os 70 anos de sua fundação no hotel Renaissance, em São Paulo.
Um vídeo sobre o legado e a inovação da entidade abriu o evento que contou com membros da comunidade árabe brasileira e convidados. O presidente do Conselho da Câmara Árabe, Marcelo Nabih Sallum, saudou todos os presentes e contou um pouco sobre a história da entidade, desde sua fundação até hoje.
Ele falou sobre os escritórios da Câmara Árabe em São Paulo, Itajaí, Brasília, Cairo e Dubai, e sobre a fundação da Agência de Notícias Brasil Árabe, em 2003, que hoje conta com 11 prêmios de jornalismo e versões em português, árabe e inglês de notícias relevantes para as relações comerciais, sociais e culturais entre os países.
“Construindo pontes, viajamos pelos 22 países árabes e todos os estados brasileiros, realizando milhares de missões empresariais, feiras, rodadas de negócios, workshops e acordos comerciais, e difundimos aquilo que os primeiros imigrantes árabes em solo brasileiro faziam com maestria: a arte de mascatear, e transformamos os países árabes no terceiro maior parceiro comercial do Brasil”, contou Sallum, ressaltando o espírito empreendedor do povo árabe e seus descendentes no Brasil.
Sallum falou sobre a inovação da entidade, que, atenta à mudança na estrutura de comércio global, entrou na era digital, inicialmente com a digitalização de suas atividades, e hoje com a tecnologia blockchain para registro e rastreamento dos seus processos.
O presidente do Conselho disse ainda que ao longo dos anos, os seis pilares de sustentação da Câmara Árabe – institucional, relações governamentais, promoção comercial, serviços aos associados, cultural e infraestrutura – foram ficando cada vez mais amplos, o que a levou a atingir a marca de 1.400 empresas árabes e brasileiras associadas.
“Hoje podemos dizer com segurança e orgulho que a Câmara Árabe é reconhecida internacionalmente, tanto pelas empresas como por órgãos de estado como o mais respeitado veículo de acesso ao mercado árabe para os brasileiros e aos brasileiros para os árabes”, disse Sallum, destacando ainda as homenagens governamentais recebidas pela entidade.
O embaixador da Palestina no Brasil e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, disse que os embaixadores confiam na parceria com a entidade e que “trabalharemos juntos para que nossas relações com o Brasil se tornem mais frutíferas”. Ele afirmou ainda que os países árabes querem mais produtos brasileiros e sul-americanos na região do Oriente Médio e Norte da África.
Falaram ainda o secretário-geral adjunto da Liga Árabe, Hossam Zaki, a diretora cultural da Câmara Árabe, Silvia Antibas, o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, e a diretora de Marketing e Conteúdo, Silvana Gomes.
“Essa é uma festa de celebração do nosso aniversário para dizer da enorme satisfação que a Câmara Árabe tem em recebê-los, para comemorar nossas realizações e aquilo que nossos antepassados trouxeram com seu espírito empreendedor, com uma história de êxitos. Nós somos o produto daqueles que nos antecederam”, disse Chohfi.
O presidente da Câmara Árabe recebeu homenagens da Cdial Halal, da Câmara de Omã, da Câmara do Bahrein e da União das Câmaras pelos 70 anos da entidade.
Ao final, houve apresentação de um vídeo da homenagem à imigração árabe que será inaugurada nesta terça-feira, uma obra na fachada do edifício garagem Senador, próximo à Rua 25 de Março, e uma nova performance da artista de areia Shayma Al Mughairy, omanita nascida nos Emirados. A cerimônia foi conduzida pela apresentadora e jornalista Renata Maron (foto de abertura), que também foi a mestre de cerimônias do fórum.
O Fórum Econômico Brasil & Países Árabes é realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com a União das Câmaras Árabes e apoio da Liga dos Estados Árabes, e patrocínio da Travel Plus, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Fambras Halal, Embraer, Parque Tecnológico Itaipu, Pantanal Trading, Embratur, Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi (Kizad), Cdial Halal, Modern Living, BRF, Egyzone/AM Development, Antika/Openet BV, First Abu Dhabi Bank, Egyptian Financial & Industrial Co. (EFIC), Suez Company for Fertilizers Production (SCFP), Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe), Prima Foods e Afrinvest.
Leia mais sobre o fórum aqui.