São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira está se articulando para fortalecer as relações com o Kuwait. Para isso, o secretário-geral da instituição, Tamer Mansour, e o conselheiro regional da Câmara Árabe para os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), Iraque e Iêmen, Shaheen Ali Shaheen, estão em missão no país nesta semana.
Um dos encontros foi com Rabah Abdel Rahman Al Rabah, diretor-geral da Câmara de Comércio e Indústria do Kuwait (foto acima). “Discutimos a realização de uma agenda em comum em 2022, começando com o convite para o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes e para promover uma missão empresarial para o Kuwait no segundo semestre”, relatou Mansour. A Câmara Árabe promoverá em julho, quando completará seus 70 anos de fundação, uma edição especial do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes.
Esta é a primeira visita de executivos da Câmara Árabe ao Kuwait após o início da pandemia. Na ocasião, outras pautas discutidas foram formas de o Brasil cooperar com a segurança alimentar do Kuwait, além de maneiras de aumentar investimentos em ambos os países. Os executivos da instituição brasileira também falaram sobre ações culturais com o Conselho Nacional da Cultura, Arte e Literatura do Kuwait, órgão equivalente a um ministério no país árabe.
O secretário-geral e o conselheiro da Câmara Árabe tiveram uma reunião com Bader Al Darwish, secretário-geral adjunto do conselho, e Mohammad bin Redha, diretor das Relações Internacionais Culturais do órgão. Entre os temas debatidos estiveram ações entre o Kuwait e o braço cultural da Câmara Árabe, a Casa Árabe. “Discutimos como fazer atividades em conjunto e virtuais dentro do âmbito da Casa Árabe. E convidamos eles presencialmente para participarem da celebração de 70 anos da Câmara Árabe, em julho”, concluiu Mansour.
Mansour e Shaheen também se reuniram com o diretor-adjunto da Kdipa, Mohamed Youssef Yaqoub. A Kdipa é uma instituição responsável por investimentos diretos do Kuwait. “Discutimos a importância de incrementar as relações de investimentos entre os dois países e quais as oportunidades no Kuwait e Brasil”, afirmou Mansour. Eles também foram recebidos pelo diretor das Américas do Ministério das Relações Exteriores do Kuwait, Sami Al Hamad.