São Paulo – O secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Orra Mourad, apresentou as oportunidades e desafios para o agronegócio brasileiro no Encontro Secoms, Sectecs e Adidos Agrícolas promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na quinta-feira (2). Entre os desafios, disse Mourad, estão entrave logístico e necessidade de exportar mais produtos de valor. Entre as oportunidades, está explorar o mercado de produtos halal, feitos de acordo com as normas do Islã.
O evento que a ApexBrasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, realiza em Dubai encerra o ciclo global de encontros que têm sido promovidos desde 2023 com os setores de promoção comercial e investimentos das embaixadas (Secoms), setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectecs) e adidos agrícolas. Na quinta-feira (2) e nesta sexta-feira (3), foram realizados painéis de discussão sobre internacionalização dos produtos brasileiros no Oriente Médio e na Índia.
Segundo Mourad, em seu painel foram discutidos os desafios para se ampliar produtos do agronegócio de maior valor agregado além daqueles em que o Brasil já um grande fornecedor da região, como carne bovina e de frango. A dificuldade logística para se alcançar o Oriente Médio foi outro tema do encontro, disse o executivo da Câmara Árabe, lembrando que produtos do agronegócio são sensíveis a longas jornadas de transporte até chegarem ao consumidor final.
A partir deste mês, a maior movimentadora global de navios contêiners, MSC, começará a operar uma linha direita entre o Brasil e os Emirados, o que ajudará a reduzir o desafio logístico, afirmou Mourad. “É um primeiro passo”, disse.
A oportunidade de negócios a ser explorada no mundo árabe, citou Mourad, é explorar o mercado halal, pois o Brasil é um grande produtor de proteína halal e a Câmara Árabe conhece o mercado dos países árabes. Ele aproveitou a ocasião para convidar os participantes para o 3° Global Halal Brazil Business Forum, que a Câmara Árabe realizará em 27 e 28 de outubro em São Paulo em parceria com a certificadora de produtos halal Fambras Halal.
Outros painéis do encontro discutiram oportunidades para a indústria e serviços e setores como aviação, saúde, pedras e metais sanitários. Chefe do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo disse que um dos temas debatidos no encontro foi o posicionamento da marca Brasil como de um país que faz produtos de alto valor agregado, a exemplo do que acontece com artigos de moda italianos.
Sobre as oportunidades para produtos halal feitos no Brasil para o mundo árabe, disse: “Algo que podemos afirmar é que quem mais entende de halal no mundo árabe é a Câmara Árabe. Podemos apoiar muito o setor privado para se posicionar no mundo árabe, afinal a Câmara Árabe é árabe e sabemos como os árabes pensam”, afirmou.
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