São Paulo – Funcionários do acervo da Fundação Fernando Henrique Cardoso debateram na tarde desta sexta-feira (10) futuras parcerias com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em um encontro realizado na sede da instituição de comércio, em São Paulo. A conversa tratou sobre troca de experiências em documentação e catalogação de objetos até a organização de futuras exposições.
A vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, Silvia Antibas, apresentou os projetos culturais realizados pela instituição, com destaque para dois deles: a catalogação e documentação de objetos doados à instituição e o Projeto de Digitalização da Memória da Imigração Árabe no Brasil, realizado em parceria com a Universidade Saint-Esprit de Kaslik, no Líbano. Neste, pessoas e instituições que têm acervos referentes à imigração árabe ao Brasil emprestam seus documentos para que a Câmara Árabe os digitalize e os devolva com uma cópia digital como forma de agradecimento.
A Fundação FHC tem feito parcerias em áreas como acervo, catalogação e documentação. Apresentou, no encontro, seu programa de voluntariado, além do seu processo de documentação e recepção de acervos doados.
Recentemente, a instituição recebeu arquivos referentes à atuação de Gustavo Franco à frente do Banco Central (1997-1999) e do ex-ministro da Saúde, José Serra (1998-2002). Já tem arquivos do próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dos ex-ministros da Educação, Paulo Renato Souza (1995-2002), e da Comunicações, Sergio Motta (1995-1998), do economista Edmar Bacha, e da antropóloga e ex-esposa de Fernando Henrique, Ruth Cardoso, em um acervo que se concentra na história do Brasil Contemporâneo.
Fernando Henrique Cardoso é presidente de honra da fundação. Foi presidente do Brasil entre 1995 e 2002. Antes, foi senador, ministro das Relações Exteriores (1992-1993) e da Fazenda entre 1993-1994, período em que foi criado o Plano Real ao lado de economistas como Edmar Bacha e que resultou na moeda do Brasil, o Real, lançada em 1º de julho de 1994.
Do encontro participaram, também, o secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, e a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar.
Leia também:
Mostra retrata jornada libanesa na América Latina


