São Paulo – O abastecimento do mercado brasileiro de fertilizantes e as possibilidades de aumento do fornecimento dos países árabes foram temas de reunião na quinta-feira (10) da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, com embaixadores árabes e lideranças da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O Brasil enfrenta preocupação com o abastecimento de adubos em função da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O conflito ameaça o envio de fertilizantes da região ao Brasil, que depende dos produtos para a agricultura.
Os países árabes estão entre os fornecedores de fertilizantes ao Brasil e o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, apresentou na reunião, em Brasília, o resumo de um estudo que a instituição fez sobre o assunto.
“Os países árabes têm uma relação muito amistosa com o Brasil, uma relação próxima, inclusive os que exportam mais fertilizantes ao Brasil”, disse o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, que participou do encontro. A instituição ficou incumbida de coordenar uma reunião entre importadores e entidades do setor dos países árabes nos próximos dias.
Segundo informações divulgadas pelo Mapa, na reunião a ministra disse que o ministério vai conversar com empresas e cooperativas do setor agrícola sobre o interesse em aumentar a compra dos países árabes. “Vivemos um momento importante de crise, mas também de oportunidades para os dois lados”, disse Tereza Cristina.
Participaram da reunião diplomatas da Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Marrocos, Sudão, Iraque, Palestina, Argélia, Catar, Mauritânia, Tunísia e Líbano. Pelo Mapa, além da ministra, esteve presente o secretário-executivo, Marcos Montes. Também participou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Itamaraty, Orlando Leite Ribeiro.
A ministra mencionou a reunião durante o lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes nesta sexta-feira (11) no Palácio do Planalto. Ela disse que a parceria pode dar frutos de imediato. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou do lançamento e agradeceu a parceria dos árabes. Vários diplomatas árabes estiveram presentes na cerimônia.