São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira está trabalhando para a realização de promoção comercial e eventos em parceria com entidades dos Emirados Árabes Unidos. Tamer Mansour, gerente de Relações Governamentais da entidade, participou de reuniões com quatro instituições do país do Golfo para discutir projetos a serem realizados em conjunto com estes órgãos.
Na quinta-feira (10), Mansour se reuniu com representantes da Dubai Exports, agência de promoção de exportações do emirado. “Fomos para promover a Apas (feira da Associação Paulista de Supermercados). Eles têm um interesse muito grande em participar da Apas ano que vem. Eles querem uma área grande para levar 12 empresas”, contou Mansour. Segundo ele, a intenção da agência é trazer exportadores de tâmaras, chocolates e outros produtos derivados do leite de camela, produtos árabes como o homus e temperos.
“Eles também querem realizar um evento em parceria com a Câmara Árabe durante a Gulfood para atrair mais exportadores de proteína (carne bovina e de frango) a vender para cá para reexportarem. Hoje, isso já é feito, mas eles querem fazer com uma frequência maior e em maior quantidade”, explicou o executivo da entidade. De acordo com Mansour, a Dubai Exports irá trabalhar na identificação das melhores empresas do emirado para a realização desta parceria com as companhias brasileiras.
No mesmo dia, Mansour participou ainda de encontro nas zonas francas de Jebel Ali (Jafza) e na Dubai South. Ele contou que ambas ofereceram um espaço permanente para a exposição de produtos de empresas brasileiras.
“Existe um interesse muito grande [destas zonas francas] em levar empresas brasileiras para lá”, destacou. Segundo Mansour, outros países da América do Sul já contam com empresas instaladas na Jafza. “Só a Argentina tem mais de 15 empresas lá”. Ele acredita que os setores da indústria brasileira que mais se destacariam no emirado são os de alimentos e o de cosméticos.
Nesta sexta (11), Mansour se reuniu com executivos da zona franca de Ras Al-Khaimah. “Eles querem fazer uma parceria para que durante os eventos em que a Câmara Árabe participa nos Emirados, como as feiras Big 5 e Gulfood, por exemplo, eles possam promover um café da manhã com as empresas brasileiras e levá-las para conhecer a estrutura que eles têm”, completou.