São Paulo – Doze novos livros com informações de mercado sobre os países árabes estão disponíveis para consultas de investidores e do público em geral no Espaço do Conhecimento, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O local, aberto à comunidade para consultas, reúne publicações sobre países árabes.
Os novos livros são produzidos pelo Oxford Business Group, entidade inglesa que opera em mais de 30 países no mundo, e que foca especialmente nas regiões do Oriente Médio, África, Ásia, Europa Oriental e Caribe.
As publicações são destinadas principalmente a investidores que necessitem identificar oportunidades de negócios nos países árabes. As informações também servem de base para consulta do departamento de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe, que as disponibiliza para as empresas que buscam sua consultoria.
Segundo Rodrigo Solano, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe, o que mais chama atenção nas publicações recebidas é a abordagem por setor. "Os capítulos mostram o rumo que a economia do país está tomando". As obras contêm análises políticas e macroeconômicas sobre cada país em questão, além de abordar setores como bancos e mercados de capitais até turismo e educação.
As obras foram doadas pelo Oxford Business Group à Câmara Árabe. Há volumes disponíveis sobre Bahrein, Egito, Jordânia, Omã, Síria, Kuwait, Tunísia, Catar, Líbia, além dos emirados de Dubai, Abu Dhabi e Ras Al Khaimah. Para Solano, as publicações do Oxford estão entre "os melhores materiais já produzidos sobre os países árabes".
Espaço do Conhecimento
O Espaço do Conhecimento reúne obras com informações econômicas, culturais e de mercado principalmente sobre os países árabes. Os interessados podem ver on-line no site da Câmara Árabe quais as obras disponíveis, e as mesmas podem ser consultadas de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h. Para visitar o site do Espaço do Conhecimento, acesse www.ccab.org.br/site/espaco.php.
Oxford Business Group
Os pesquisadores do Oxford Business Group chegam a ficar até seis meses em cada país realizando de 250 a 300 encontros com líderes dos setores público e privado. De acordo com Oliver Cornock, editor regional do Oxford Business Group, a principal característica buscada nos países pesquisados é o "comprometimento para atrair investimentos estrangeiros e liberalizar a economia".
"Nós formamos parcerias locais para prover conhecimento detalhado para os setores de mercado de capitais, legal e de contabilidade", conta Cornock.
Ele diz ainda que uma das principais características das publicações do Oxford são as entrevistas e pontos de vistas publicados nas obras. "Nós publicamos contribuições não apenas dos dignitários locais, mas também de importantes personalidades internacionais, como o ex-presidente americano Bill Clinton, o ex-secretário-geral das Nações Unidas Boutros-Boutros Ghali, o sultão de Brunei, e o guardião das duas mesquitas sagradas, o rei Abdullah Bin Abdulaziz, da Arábia Saudita”.
A Oxford possui também obras sobre Líbano, Líbia, Marrocos, Arábia Saudita e os Emirados de Ajman e Sharjah, além de outros países não árabes.

