São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira foi homenageada nesta sexta-feira (29) na Assembleia Legislativa de São Paulo pelos 60 anos de sua fundação, que ocorreu no dia 02 de julho de 1952. A cerimônia foi uma iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), de família árabe, e foi marcada pelo lançamento de um selo e de um carimbo comemorativos dos Correios.
“A Câmara Árabe é conhecida por sua forte credibilidade e importante atuação como única representante reconhecida dos interesses comerciais dos árabes [no Brasil]”, declarou Capez. “Não se faz 60 anos sem ter tido uma participação efetiva no intercâmbio comercial e cultural entre os países. Mas meu olhar está sobre o que podemos fazer daqui para frente”, afirmou.
Em seu discurso, Walid Yazigi, presidente do Conselho Superior de Administração da Câmara Árabe, ressaltou que a entidade, como “parceira do Itamaraty, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e das câmaras de comércio dos países árabes, vem sendo respeitada e admirada pelas autoridades e empresários brasileiros e árabes”.
“Essa é uma justa homenagem que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e os Correios estão prestando para a Câmara. Poucas câmaras de comércio em São Paulo têm tanto tempo de existência”, disse Yazigi em entrevista.
“Agora, temos outros 60 anos pela frente”, destacou Rubens Hannun, vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, durante seu discurso. “A Câmara está se preparando para os próximos 60 anos. Estamos investindo em tecnologia e recursos humanos para enfrentar os novos desafios que vêm pela frente”, acrescentou.
Em entrevista, Hannun destacou que a celebração “é uma grande vitória”. “A Câmara vem em um caminho ascendente, consistente. É para se celebrar muito”, declarou.
Na cerimônia, Yazigi e Hannun carimbaram o selo comemorativo em companhia de Eugênio da Silva, diretor regional adjunto dos Correios em São Paulo.
Para Michel Alaby, CEO da entidade, o aniversário da Câmara é “uma marca para a nossa cidade, o nosso estado e o Brasil”. “Essa solenidade só veio nos alegrar e permitir que possamos, no futuro, ter a Câmara muito mais próxima das comunidades do Brasil e dos países árabes”, ressaltou.
“A Câmara é uma entidade brasileira que tem orgulho de ter uma origem árabe. São 60 anos de trabalho e muito crescimento, principalmente nos últimos anos”, declarou Bechara Ibrahim, diretor da instituição.
“Os 60 anos são realmente um marco, exatamente em uma época que o mundo árabe está vivendo um período difícil, conturbado. Estamos dando todo nosso apoio para que os acontecimentos lá se transformem em algo bom, duradouro, que haja uma paz efetiva entre todos os povos”, destacou Ruy Curi, também diretor da entidade.
Estiveram presente no evento o ex-presidente da Câmara Árabe Orlando Sarhan e os diretores Elias Haddad, Nahid Chicani, Toufic Sleiman, Fábio Kadi e Mohamed Abdouni Neto, além de colaboradores da entidade, representes da comunidade de origem árabe, diplomatas e outras autoridades.

