São Paulo – O Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira ficou em 4º lugar na premiação de trabalhos do Congresso Técnico-Científico Halal (CTec Halal), que ocorreu nesta semana no WTC Events Center, em São Paulo, promovido pela International Halal Academy (IHA).
O estudo “A relação entre o Brasil e os países árabes no setor de alimentos: visão estratégica com potencial de expansão”, foi elaborado pelo gerente de Inteligência de Mercado da Câmara Árabe, o administrador de empresas Marcus Vinicius, que tem MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais, e pelo especialista em Economia do departamento, o economista Sotirios Denis Ghinis.
O trabalho apresentado foi o recorte de cerca de 10 páginas de estudo maior sobre o assunto, no qual Vinicius e Ghinis apresentam o setor de alimentos dos países árabes, a produção local da região na área, a dependência da importação e o consumo. O estudo original foi pensando para a orientação de empresários. Marcus Vinicius se diz feliz com a premiação e entende que ela chancela o trabalho da sua área.
O gerente destaca o alto nível dos estudos apresentados e o fato de eles terem sido avaliados por quem entende do assunto. A IHA formou uma comissão de avaliação científica, com especialistas de mercado e acadêmicos, para classificar os trabalhos inscritos. No total foram inscritos 44 estudos. Entre eles, os autores de 12 foram chamados para apresentar suas conclusões no palco durante o CTec Halal.
O trabalho “Relação entre a vivacidade e bioeletricidade/Morte clínica e morte biolétrica após insensibilização em aves”, de Norton Nader, Adel Yahya, Thielo de la Vieja, Luciana Vieira Piza e Ernane José Xavier Costa, ficou em primeiro lugar no CTec Halal.
O segundo lugar foi para Cristina Thomaz, com “O olhar da mídia brasileira sobre o mercado Halal: Análise da cobertura da imprensa no primeiro semestre de 2025”, e o terceiro para Ana Carolina Duarte Dias, com o estudo “Presença e visibilidade de produtos Halal em supermercados: uma análise exploratória”.
CTec Halal ocorreu nos mesmos dias e local, mas em turno diferente, que o Global Halal Brazil Business Forum (GHB), promovido pela Fambras Halal, parceira da IHA, e pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Leia também:
Fórum GHB reuniu público de 30 países


