Cairo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira assinou um protocolo de cooperação com a União Árabe de Despachantes Aduaneiros para colaborar em áreas de interesse comum e transferir experiências aos países árabes. A Câmara Árabe tem escritório no Cairo, onde o protocolo foi firmado.
O secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour, teve encontro com o presidente da União, Mamdouh Al-Rifai, e disse que há muitas oportunidades de cooperação e integração entre as duas instituições, especialmente porque elas têm um grande número de membros e uma forte rede de relações nos países árabes e no Brasil. Na foto acima, Mansour e Al-Rifai.
Mansour ressaltou a disposição da Câmara para promover a cooperação entre as partes e avançar no sentido de fortalecer as relações e incentivar investimentos. O executivo disse também que a Câmara visa intensificar e ampliar parcerias com o objetivo de criar oportunidades e estimular a aproximação entre brasileiros e árabes, facilitando o fluxo de informações.
Mansour contou que a Câmara assinou protocolo de cooperação com a alfândega jordaniana para implementar o sistema digital de desembaraço aduaneiro. A Jordânia é o primeiro país árabe a aplicar o sistema lançado pela Câmara, que pretende ampliá-lo para todos os países árabes, a fim de facilitar o comércio intrarregional.
Ele acrescentou que nos próximos dias será realizado um workshop na Jordânia para treinar operadores que atuam na alfândega local na utilização do sistema digital, que permite concluir os procedimentos aduaneiros com maior agilidade.
Ele ressaltou que, por meio da cooperação entre a Câmara e a União, outros workshops e seminários podem ser realizados em todos os países árabes, com o objetivo de disseminar o sistema que permite a digitalização de procedimentos aduaneiros.
COP27 no Egito
Durante encontro com o Al-Rifai, Mansour também contou que a Câmara realizará uma série de reuniões e seminários à margem da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que ocorrerá no Egito em novembro, e o setor logístico será abordado em grande parte desses seminários. Mansour convidou o presidente da União Árabe de Despachantes Aduaneiros para participar e apresentar as propostas da União para promoção do setor logístico no mundo árabe.
Mamdouh Al-Rifai saudou a cooperação com a Câmara em todos os níveis e ressaltou o empenho que a União terá para alcançar os objetivos. Ele salientou que a União e a Câmara têm um grande potencial em comum, que deve ser explorado para atender aos interesses dos países árabes e do Brasil.
Al-Rifai ressaltou que a União está sempre pronta para cooperar com todas as partes e autoridades relevantes, a fim de desenvolver os setores comercial e aduaneiro. Ele disse também que um dos objetivos mais importantes da União é construir pontes de cooperação com organizações árabes e internacionais para garantir o fluxo do comércio intra-árabe e internacional.
O protocolo prevê a cooperação entre a União e a Câmara na realização de futuras reuniões conjuntas com o objetivo de organizar conferências, seminários, programas de treinamento e workshops dirigidos a agentes econômicos árabes e brasileiros. Esses eventos terão o propósito de estimular o relacionamento e promover a conscientização de comerciantes, importadores, exportadores e despachantes aduaneiros no mundo árabe e no Brasil.
O protocolo inclui a cooperação para a disseminação da cultura econômica e aduaneira entre os países árabes e para encontrar oportunidades de cooperação para seus associados. Ele também procurar otimizar a utilização das regras existentes e propor melhores mecanismos para acompanhar o ritmo das mudanças, ajudando-os a melhorar seu desempenho nos mercados de exportação e vinculando operadores econômicos relevantes nos países árabes e no Brasil.
Traduzido do árabe por Georgette Merkhan